Mais de 70% do público alvo é vacinado contra H1N1 em PE

1A campanha de vacinação contra os vírus da influenza A H1N1 encerra nesta sexta-feira (19). Por isso, os grupos prioritários devem ficar atentos ao período final da imunização, e procurar um das 176 unidades de saúde, que disponibilizam a vacina. Quem não se vacinar dentro do período, poderá se vacinar nos postos que ainda tem a vacina, a imunização ficará disponível até acabar todo estoque, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

No âmbito público, Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde (MS) o total de 2,2 milhões de doses, que já foram distribuídas aos municípios. Segundo a SES o número é suficiente para imunizar todo o grupo prioritário, formado por 2.095.962 de pessoas em todo o estado. Até o momento, mais de 1,5 milhão de pessoas já foram vacinadas em Pernambuco, cerca de 72% do público esperado.

No Recife, pelo menos 80% do público alvo já foi atingido, o que corresponde a 273.985 pessoas. Meta que, segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, foi alcançadadesde o início da campanha.

Ainda de acordo com a SES a vacina contra os vírus da influenza A H1N1 deve diminuir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

O SUS oferta a vacina contra o H1N1 gratuitamente para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, até 45 dias após o parto, trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas. No caso das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, é necessário levar prescrição médica comprovando a situação para que seja feita a imunização.

Falta de vacina

Em algumas unidades de saúde a falta de vacina tem levado moradores a procurar postos de outras localidades. A aposentada Jeter Neta, foi uma delas. Nos três postos de saúde mais próximos de casa, as tentativas de encontrar a vacina foram frustradas.

“Fui no posto mais perto de casa logo de manhã, os funcionários informaram que não tinha a vacina. Em seguida fui em um na Imbiribeira, logo na entrada tinha uma placa informando a falta da vacina. Passei em uma unidade de saúde em Piedade, e também não tinha. Só consegui achar em Jaboatão”, contou.

O fisioterapeuta Daniel Mafre, 28, também tem passado pela mesma situação. Pela segunda vez, o profissional de saúde, estava tentando a imunização no Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, no bairro de Boa Viagem, mas sem sucesso. “Vim sexta feira e falaram que tinha acabado, e que não tinha previsão para chegar, vim hoje e também não tem”, disse.

De acordo com funcionários da instituição o lote de vacina acabou na última terça, dia em que foram realizadas 400 vacinações só na unidade.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o estado fez o repasse total do quantitativo recebido pelo Ministério da Saúde, e que cabe aos municípios fazer o controle dos lotes de vacina que chegam. Ainda de acordo com a SES, possivelmente até o final da campanha, chegará um pequeno lote de vacina.

Nas clínicas particulares a demanda também tem sido grande, o que tem levado a falta da vacina. Em uma clínica privada localizada na Zona Norte da cidade, a vacina está em falta há cerca de 15 dias. De acordo com funcionários da instituição a procura tem sido grande, e a previsão para chegar será daqui a um mês. A vacina quadrivalente na clínica custa R$130,00 e a trivalente R$110,00.

Conasems

A diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) esteve reunida na tarde desta quarta-feira (18) com o novo ministro da Saúde, Ricardo Barros, para discutir a logística do SUS nos municípios. Um dos temas recaiu sobre a falta da vacina H1N1 já observada em muitas cidades do País. “Falamos da necessidade da vacinação do H1N1 para a população alvo.

Houve problemas com aplicação de vacina em população para além da população alvo, o que esta redundando em falta de vacina para completar os percentuais da população”, pontuou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que também compõe a direção do Conasems. O encontro também dialogou sobre alguns calos na pactuação do SUS como financiamento, repasse de recursos e habilitação de serviços.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.