Movimentos querem evitar cortes no SUS

1Movimentos sociais e de classe firmaram agendas para debater a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) diante das propostas do presidente interino, Michel Temer, de repactuar os percentuais de investimentos no setor. As instituições temem também o avanço da PEC 143. Já aprovada em primeira votação, a emenda constitucional prevê a desvinculação do percentual do PIB que deve ser aplicado na saúde. Outra proposição é limitar o crescimento das despesas de acordo com a inflação do ano anterior, o que elimina o crescimento real de receitas para o SUS.

Com um sistema que “infla” a cada ano com a chegada de novos usuários – só em Pernam­­buco foram mais de 80 mil pessoas deixando os planos de saúde entre 2014/2015, o sistema vive perdas financeiras históricas.
Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, em 20 anos (1993/2013), a redução nos recursos foi de 40,27%. Em 93, a União era responsável por 72% do gastos com a saúde pública. Percentual que caiu para 43%. “O que estão tentando fazer demonstra uma falta de conhecimento do SUS e uma falta de compromisso com o País”, lamentou a coordenadora da ONG Gestos, Alessandra Nilo. A instituição promove hoje, às 16h, um encontro com o lema “Saúde não é comércio”.  Na ocasião também haverá o lançamento de um manifesto em repúdio aos cortes no SUS. Para ela, um governo provisório não deveria mexer no setor até uma definição sobre os rumos da presidência.

O Conselho Estadual de Saúde também abrirá o debate sobre o destino do sistema. “O SUS já é subfinanciado. Com essa probabilidade de impacto, com certeza, muito da população deixará de ser assistida. Reconhecemos que há fragilidades, mas há muitas conquistas também. E tudo  fica ameaçado quando começamos a conviver com a probabilidade de corte gigantesco na saúde”, avaliou a secretária-executiva, Suzana Assis.

Do lado dos gestores, o momento é de cautela e espera. Para o secretário estadual de saúde, Iran Costa, o setor vive um de seus momentos mais críticos, com graves epidemias de arboviroses e de H1N1. O que expôs e agravou, ainda mais, o subfinanciamento crônico da área. “É preocupante o anúncio de novos cortes no setor, o que pode prejudicar a atuação do Ministério da Saúde e sobrecarregar estados e municípios”, comentou.

Custos

A preocupação não é para menos. Pernambuco investiu na construção de quatro hospitais de grande porte nos últimos dez anos – Mestre Vitalino, em Caruaru, Dom Helder, Miguel Arraes e Pelópidas Silveira, na RMR. Juntos,  custaram R$ 377 milhões para serem construídos e equipados. Mensalmente custam mais de R$ 20 milhões –  cerca de metade desse valor bancado pelo Ministério da Saúde (ver arte).

Mais com menos

Se preparar para fazer o mesmo serviço, com menos dinheiro. Melhorar a gestão. Essa foi a alternativa apresentada pelo ex-governador de Pernambuco e presidente do Instituto Teotônio Vilela, Joaquim Francisco, para enfrentar a crise no setor, após debate com especialistas. “Novos hospitais foram construídos aqui. Isso é importante. Mas é preciso dinheiro para mantê-los”, disse.

Em uma análise nacional, Joaquim Francisco mostrou-se aflito com o cenário da saúde, principalmente no Nordeste. “O próprio ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou que é preocupante o fluxo de recursos a partir de agosto. E que precisa haver suplementação orçamentária para não impactar o serviço. A crise existe. Vemos reflexo disso no Samu, com a ampliação do tempo de atendimento de 25 para 30 minutos por causa de ambulâncias quebradas”, constatou.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.