Temer enfrenta novos protestos

Manifestantes voltaram às ruas, no domingo (22), para protestar contra o Governo Michel Temer no Rio, São Paulo e Brasília. O maior protesto foi em São Paulo. Centenas de manifestantes se reuniram no início da tarde no Largo da Batata, em Pinheiros, e caminharam até a casa de Temer, onde chegaram pouco antes das 17h. A PM não estimou o número de pessoas presentes.

O local teve a segurança reforçada ao longo de todo o dia, com barreiras colocadas até 300 metros antes da casa. Temer, que passou o fim de semana em São Paulo, voltou a Brasília às 15h, antes de os manifestantes chegarem a sua casa. Após uma assembleia, alguns manifestantes, liderados por Guilherme Boulos, do Movimento dos Sem Teto (MTST), decidiram ficar acampados por tempo indeterminado na frente da casa de Temer. A decisão ocorreu depois de manifestantes tentarem, sem sucesso, negociar o rompimento da barreira policial para se aproximar da residência.

“O governo tirou direito do trabalhador, nós avisamos. Ele mexeu com o formigueiro. É aqui que nós vamos morar. É aqui que vamos comer”, disse Boulos, referindo-se à rua diante da casa de Temer.

No Centro do Rio, cerca de 500 pessoas foram em passeata da Candelária até o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério da Educação no Rio, ocupado desde segunda-feira. Os manifestantes questionam o afastamento de Dilma sem crime de responsabilidade e as primeiras medidas do Governo. Eles es­tenderam tapete vermelho para lembrar o ato pró-Dilma feito por artistas no Festival de Cannes, na França.

Em Brasília, um grupo de cerca de cem manifestantes fez um ato contra barreira policial instalada perto do Palácio do Jaburu, residência de Temer, que estaria pedindo a identificação de todas as pessoas que visitam o Palácio da Alvorada. A denúncia foi feita pelo senador Jorge Vianna (PT-AC) no Senado, na quinta-feira. Segundo ele, antes de seguir para a residência oficial da presidente afastada, Dilma Rousseff, os visitantes são obrigados a se identificar e esperar por uma autorização do Palácio do Jaburu para passar.

O ato em São Paulo foi organizado pela Frente Povo Sem Medo, que reúne MTST, movimentos estudantis, União da Juventude Socialista, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) – ligados ao PSOL e ao PCdoB.

Antes da caminhada, que tinha também muitos integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), líderes de partidos e movimentos discursaram em cima de um carro de som. Boulos chamou de “golpe duplo” o que acontece no Brasil – primeiro por conta do “impeachment sem crime”, segundo ele, e depois pela tentativa de implementação de um programa de governo que não foi discutido em eleição.

Governo anuncia medidas
Pressionado pelo mercado financeiro a apresentar rapidamente saídas para equilibrar o déficit fiscal, o presidente interino Michel Temer (PMDB) irá, nesta segunda-feira (23) à tarde, ao Congresso Nacional entregar pessoalmente a proposta de nova meta fiscal para este ano, com previsão de déficit de R$ 170,5 bilhões, como anunciado na última sexta-feira. Após apresentar a proposta ao Congresso, o presidente interino dará uma entrevista coletiva, a primeira desde que assumiu a Presidência da República.

O ministro da Fazenda, Hen­rique Meirelles, afirmou que o anúncio sobre as medidas que devem ser adotadas para melhorar a situação fiscal do Brasil vai ocorrer amanhã, às 11h. Meirelles e Romero Jucá, ministro do Planejamento, afirmaram que as primeiras medidas econômicas não envolverão aumento de impostos e reforma na Previdência, embora elas não estejam descartadas.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.