Acesso a exame de mama preventivo não atinge toda a população

Médica radiologista, Beatriz MaranhãoApesar de ser mais frequente nas mulheres entre 40 e 69 anos, o câncer de mama também pode aparecer em outros públicos, como uma classificação de tumores raros. Jovens, idosas e homens estão sujeitos a apresentarem essa neoplasia e, por isso, devem se manter atentos a alguns aspectos de risco aumentado para investigar as mamas. Esses públicos, tradicionalmente, ficam de fora das estratégias de rastreio populacional pela mamografia, o que pode complicar o diagnóstico precoce da doença, o tratamento e a cura.

A pesquisa “Avaliação da rede de atenção oncológica de alta complexidade no tratamento de mulheres com câncer de mama em Pernambuco”, realizada pela pesquisadora da Fiocruz Rosalva Silva, aponta que aproximadamente 17% das pacientes em tratamento no SUS tinham menos de 40 anos de idade.De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, as mulheres jovens com câncer de mama apresentam quadros mais avançados da doença, uma vez que o diagnóstico vem sendo dado tardiamente. A situação é mais complicada entre aquelas com idade inferior a 35 anos. A demora da suspeição do tumor piora a resposta terapêutica nesse grupo.

Médica radiologista do Lucilo Maranhão Diagnósticos, Beatriz Maranhão explicou que as mulheres jovens devem iniciar o rastreio antes dos 40 anos em situações específicas, que as classificam em pacientes de alto risco.

“Mulheres que já fizeram algum tipo de radioterapia no tórax durante as idades de 10 até 30 anos têm maior risco para o câncer de mama e devem começar o rastreio aos 30 anos. A mesma regra vale aquelas com algumas síndromes genéticas que tem uma associação aumentada com o câncer de mama. Entre essas síndromes estão a Li-Fraumeni e a síndrome de Cowden. Fora as pacientes que, sabidamente, tem as mutações dos genes BRCA1 e BRCA2, que é a mesma da atriz Angelina Jolie”, informou.

Mulheres com forte histórico familiar para tumores nas mamas, ovários e intestino, podem através de aconselhamento médico, iniciar o rastreio também a partir dos 30 anos, ou dez anos antes do caso de neoplasia da paciente mais jovem diagnosticada na família. Beatriz Maranhão destacou ainda que para estes grupos de risco aumentado, o rastreio pode começar pelo exame de ressonância magnética aos 25 anos de idade.

A médica esclareceu que para os homens não há preconizada estratégia de rastreamento por mamografia, uma vez que a incidência da doença neles é de cerca de 1%. Neste caso, o autoexame balizará a busca pela ajuda médica. Quando há algum tipo de desconforto nas mamas, presença de nódulos ou alteração da pele, o paciente pode realizar a mamografia ou ultrassom que ajudam a identificar o quadro.

Um fator importante em relação ao câncer de mama nos homens afeta, na verdade, as mulheres da família dele. As irmãs e filhas deste paciente oncológico tornam-se grupo de risco e devem investigar quadros genéticos que possam despertar a neoplasia.

No caso do grupo de idosos, a abordagem de testagem também tem regras específicas. Como estratégia de saúde pública, a mamografia é indicada com regularidade anual até os 69 anos. No entanto, segundo a médica, as mulheres com expectativa de vida superior a sete anos devem continuar realizando os testes. Mesmo com um diagnóstico positivo, o carcinoma mamário nas pacientes da terceira idade tem agressividade menor e as indicações terapêuticas variam de caso a caso.

Fonte: Folha-PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.