Iranianos vão às urnas para eleger novo presidente

Os centros de votação abriram as portas hoje (19) no Irã, para a realização das eleições presidenciais, transformadas em um duelo entre o atual governante, o moderado Hassan Rohani, e o clérigo conservador Ebrahim Raisi. A informação é da Agência EFE. Mais de 56 milhões de iranianos podem participar das eleições, que também têm como candidatos os ex-ministros Mostafa Mir-Salim e Mostafa Hashemitaba.

A votação começou às 8h (horário local, 0h30 de Brasília) nos 63 mil colégios eleitorais em todo o país, e se prolongará durante todo o dia. É comum no Irã que as votações se encerrem no fim da noite para favorecer a participação dos eleitores. Em seguida, terá início a contagem dos votos e o anúncio dos resultados, que será gradual, apesar de o Ministério do Interior ter informado anteriormente que ocorreria ao mesmo tempo. A expectativa é que as eleições sejam definidas no primeiro turno, mas no caso de nenhum candidato conquistar 50% + 1 dos votos, o segundo turno será realizado no prazo de uma semana.

O ambiente está bastante polarizado entre os cidadãos que apoiam a reeleição de Rohani e maior abertura, e os que preferem as promessas de criação de emprego do conservador Raisi.

Simultaneamente às eleições presidenciais, os iranianos escolherão 126 mil representantes para os conselhos municipais, que se encarregam da supervisão do governo local e a eleição do prefeito de cada cidade, entre outras funções.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
Moro cancela audiências de processo que envolve Sítio de Atibaia por causa da paralisação dos caminhoneiros

O Juiz Sérgio Moro, que é responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu suspender as audiências de um processo da Operação Lava Jato marcadas para segunda-feira (28) por causa da greve dos caminhoneiros. As audiências envolvem testemunhas de defesa relacionadas ao processo do Sítio em Atibaia. O ex-presidente Lula …

Clipping
Aeroporto do Recife e mais 11 ficam sem combustível

Ao menos 12 aeroportos do país estão sem combustível nesta sexta-feira (25) por conta da paralisação de caminhoneiros, iniciada na última segunda (21). Eles continuam abertos, segundo a Infraero, mas só pousam e decolar as aeronaves que já tiverem reserva de querosene. O aeroporto de Brasília afirmou que suas reservas se esgotaram por volta das 8h, após …

Clipping
Mais de 1 bilhão de animais podem morrer, alerta entidade

Pelo menos 1 bilhão de aves e 20 milhões de suínos poderão morrer nos próximos dias devido à falta de ração no campo, fora os animais que estão em caminhões não autorizados a transitar nas rodoviais do país. Com a paralisação dos caminhoneiros, o risco aumentou, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal …