Mortandade de fauna está sob investigação em Maracaípe

Cavalo marinhoA responsabilidade pela mortandade em massa de animais no estuário do rio Maracaípe, em Ipojuca (Litoral Sul de Pernambuco), será investigada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Na quinta-feira (23), era possível ver várias espécies boiando próximo ao manguezal.  Sargento (Abudefduf saxatilis), frade ou paru (Pomacanthus paru), gato (Ictalurus melas) e camurim (Centropomus undecimalis) foram algumas da espécies de peixe afetadas. Nem os cavalos-marinhos (Hippocampus), forte atração turística durante os passeios de jangadas no rio, escaparam da má-fé alheia.

Em ação conjunta, amostras de água foram coletadas por fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Secretaria de Meio Ambiente do município. O laudo técnico deverá sair em até cinco dias e será encaminhado à Promotoria de Meio Ambiente de Ipojuca. À frente das investigações, a promotora Bianca Stella Barroso explicou que a análise laboratorial deverá apontar a causa, o que servirá de prova para a abertura de uma investigação. Embora não tenha provas, denúncias de que há pesca ilegal por meio de bombas caseiras chegaram ao conhecimento da promotora. “Não é de hoje que denúncias como essas chegam à Promotoria. A Cipoma, inclusive, chegou a fazer rondas de madrugada para tentar flagrar, mas não conseguiu. A qualidade da água também poderá identificar se há despejo de esgoto. Não descartaremos nenhuma possibilidade”, afirma Bianca Stella.

A Folha de Pernambuco encaminhou registros fotográficos para pesquisadores no assunto. Embora não descarte o lançamento de dejetos no rio, o especialista em piscicultura marinha e engenheiro de pesca pela UFRPE, Willy Pessoa, acredita que o aspecto em que os animais foram encontrados reforça a possibilidade de que os óbitos foram mesmo provocados por pesca com bombas caseiras.

“Os animais não morreram com a boca aberta, ou seja, isso é um indicativo que o nível de oxigênio na água está bom. É perceptível também a ausência de pigmentação nos animais e em outros a cor está bem clara. Isso significa que eles foram expostos a algum estresse e bomba causa impacto, logo, afeta o emocional”, explica. “Agora, se for algum poluente, é preciso ter uma investigação cautelosa das fontes poluidoras próximas ao rio. Porque o Paru, por exemplo, é uma espécie frágil e sobrevive em águas de boa qualidade. Qualquer poluente causa uma mudança brusca e compromete, principalmente, espécies assim”, complementa o engenheiro de pesca também pela UFRPE Osman Crespo.

Outras possibilidades
A resposta, aponta Pessoa, pode estar também no sangue dos animais. “A CPRH e a gestão municipal não tem que se limitar apenas à coleta da água, pois a saúde do rio pode estar boa. É preciso também que haja uma investigação do sangue desses peixes para identificar o nível de cortisol (hormônio do estresse) e o lactato (que revela o esforço físico desses animais). Infelizmente, o uso de bombas para pesca predatória é muito comum em braços de rio e áreas estuarinas, como é o caso do rio Maracaípe”, lamenta Pessoa, chamando a atenção de que a omissão de casos como esse ocorre porque a legislação é frágil e falta vontade política para investir em ações fiscalizatórias. Sobre essa avaliação, a CPRH informou “estar aberta a qualquer ajuda, embora não possa especular sem ter elementos. Porém, a Agência vai, sim, acatar a recomendação dos especialistas”.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.