Palestra ‘Conhecendo as formigas da Caatinga’ acontecerá nessa sexta-feira (08) no Cemafauna em Petrolina, PE

Na próxima sexta-feira (08), às 16h, o universo de um dos grupos mais números da entomofauna estará em pauta com a palestra ‘Conhecendo as formigas da Caatinga’ ministrada pelo professor e coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Benoit Jean Bernard Jahyny, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) localizado no Campus de Ciências Agrárias, zona rural de Petrolina-PE.

Cientistas e estudiosos estimam números abundantes com relação a existência desse grupo na natureza: de 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) de formigas no mundo. Segundo Benoit, na floresta tropical, as formigas estão em toda parte e não é possível posar o olho em um metro quadrado sem encontrar ao menos uma formiga. “Na região de Petrolina-Juazeiro (Pernambuco-Bahia), onde temos o bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro, de clima semiárido e com vegetação arbustiva, as altas temperaturas durante o dia parecem não afetar algumas espécies, e é a noite que a fartura e a diversidade de formigas se revelam. Ao pôr do sol as operárias saem à procura de alimentos e voltam para o ninho antes dos primeiros raios do sol”, afirma.

Serão disponibilizadas 40 vagas. As inscrições são presenciais, gratuitas e seguem até a sexta-feira (08), de 8h às 12h, na secretaria do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Cemafauna com Jacilda Queiroz. Outras informações pelo e-mail museu.cemafauna.univasf.edu.br ou pelo telefone (87) 2101-4821.

Cemafauna 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clipping
PE é o segundo no País com mais jovens sem trabalhar nem estudar

O número de jovens de 16 a 29 anos que não estudam nem trabalham atingiu 25,8% do total, grupo que representa 11,6 milhões de pessoas nessa faixa etária. Em 2012, esse grupo representava 22,8% dos jovens e somava 10,5 milhões de pessoas. (Correção: na publicação desta reportagem, o G1 errou ao informar …

Clipping
Lula preso quer de volta benefícios de ex-presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu de decisão que manda cortar ‘benefícios’ conferidos a quem, como ele, já ocupou o Palácio do Planalto, entre 2003 e 2010. Ao vetar assessores, motoristas, seguranças e carro oficial ao petista, o juiz da 6.ª Vara Federal de Campinas, Haroldo Nader, destacou …

Clipping
Venezuela fecha fronteira com o Brasil antes das eleições presidenciais deste domingo

O ministro de Defesa da Venezuela, Vladimir Padrinho, anunciou na sexta-feira (18) que as fronteiras do país permanecerão fechadas até segunda-feira por causa das eleições presidenciais que serão realizadas neste domingo. A medida é adotada em todo pleito realizado no país vizinho. Segundo o ministro, o objetivo da medida é ampliar …