PSB comemora 70 anos com conferências, shows e homenagem a Eduardo Campos

Na última quinta e sexta-feira, 10 e 11 de agosto, o PSB comemorou 70 anos de fundação com um seminário que reuniu convidados internacionais, especialistas e acadêmicos, além de ato cultural e homenagem ao ex-governador e ex-presidente do partido, Eduardo Campos. O evento ocorreu Brasília, no Hotel Nacional.

A homenagem ao socialista, que morreu em um acidente aéreo em 2014 durante campanha presidencial, aconteceu na abertura do evento, no dia 10. “Eduardo Campos era um homem de visão nacional, que contribuiu muito para a democracia brasileira. O Brasil perdeu um grande líder e sua atuação em defesa do interesse público permanecerá, para sempre, na memória dos brasileiros“, comentou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), que compareceu ao evento para confraternizar com colegas da sigla, à qual é filiado desde 1994.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse durante a abertura do seminário “Os desafios da esquerda democrática no Brasil e no mundo”, que as dificuldades enfrentadas pelo PSB ao longo de sua história não impediram o partido de se manter unido e coerente com seus princípios de fundação. “Esse partido pode perder tudo, menos a sua ideologia, o seu ideário e o seu programa, porque a militância, aqueles que são verdadeiramente socialistas, não permitirão, nem agora nem no futuro”, afirmou.

Diante de centenas de partidários, Siqueira lembrou que o PSB foi o terceiro partido mais votado nas últimas eleições municipais, em 2016, e que sua existência se justifica “na luta que os conservadores não podem lutar”. “Eles [os conservadores] lutam pela manutenção do status quo, e nós pelas transformações sociais. Como dizia Miguel Arraes, o partido tem que ter objetivo, é necessário criar políticas que gerem o bem-estar da população”, ressaltou.

O presidente do PSB destacou a contribuição dos movimentos sociais nas deliberações do partido e a importância deles para a construção de políticas estruturais que atendam a necessidade dos mais pobres. “Todos os movimentos sociais têm assento na Executiva Nacional. Os movimentos têm dado uma grande contribuição ao nosso partido, porque o PSB não pode ter apenas representantes do parlamento embora estes sejam importantíssimos”, disse.

“O PSB precisa, sobretudo, de representantes dos movimentos sociais. Porque no dia em que nós chegarmos ao poder nacional, teremos que fazer mudanças estruturais. Nós não passaremos pelo Palácio do Planalto sem fazer mudanças estruturais”, garantiu.

Na opinião de Siqueira, os políticos e os partidos que apoiam as reformas trabalhista e da Previdência estão “divorciados do povo” porque “querem destruir” as principais conquistas sociais da Constituição de 1988.

Para o socialista, as reformas do governo Michel Temer servirão apenas para “resolver o problema das elites”. “Essa reforma foi feita para diminuir a massa salarial e aumentar o lucro dos empresários. O mundo do trabalho precisa se atualizar, mas não se deve deteriorar aquilo que foi uma grande conquista do governo Vargas”.

Ele atacou o argumento de que era preciso fazer a reforma para gerar empregos. “Foi sob essa legislação trabalhista que passamos de um país agrário para uma nação industrial. Chegamos a crescer a taxas chinesas e, há cinco anos, o Brasil teve pleno emprego, tudo isso com essa mesma legislação trabalhista. Era a CLT, que acabou de ser destruída, que estava em vigor. É uma mentira, portanto, dizer que essa legislação impedia a geração de empregos, o que só acontece quando a economia cresce. Não conseguiremos resolver o problema da economia do país com políticas dessa natureza, apenas os problemas da elite”, afirmou Siqueira.

O presidente do PSB destacou ainda que todas as conquistas sociais no mundo foram fruto da luta de trabalhadores, socialistas e comunistas. “Se o capitalista inglês, que deu origem a esse sistema, ressuscitasse hoje, ele não reconheceria o capitalismo. Essas pessoas deram a vida, sofreram torturas, tiveram coragem, mais do que nós, para lutar por esses direitos que hoje estão consagrados”.

“Essas pessoas lutaram pelo respeito ao direito da população LGBT, para tratar o negro de forma igual e para as mulheres participarem da política e terem direito ao voto, é preciso reconhecer isso e resistir a toda tentativa de retroceder”, concluiu.

Fonte e fotos: Assessoria de imprensa PSB-40

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.