Senador Valadares destaca na tribuna projeto da interligação do Rio Tocantins ao São Francisco

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) foi novamente à tribuna nesta quarta-feira (09) pedir o empenho do Governo Federal e do Congresso Nacional para o andamento de projetos para recuperação do Rio São Francisco. Esse esforço tem o objetivo de impulsionar a economia da região promovendo crescimento e geração de emprego e renda nos municípios que dependem do rio. “Todos conhecem, em especial o povo sergipano, o meu perseverante trabalho em prol da revitalização do rio São Francisco. Fortalecer o combalido velho Chico é crucial para o semiárido nordestino”, defendeu.

Segundo o senador é preciso buscar as alternativas possíveis para resgatar o quanto antes a majestade, pujança e papel de indutor do desenvolvimento do rio. Valadares lembrou que existem no Congresso Nacional diversas propostas voltadas para revitalização do São Francisco.

“Entre tantas, cito a Proposta de Emenda Parlamentar de minha autoria propondo a criação de um fundo específico para esse fim, que foi aprovada no Senado e aguarda deliberação na Câmara dos Deputados. E chamo a atenção, também, para o projeto de lei do deputado socialista Gonzaga Patriota, que propõe a interligação do rio Tocantins com o São Francisco. Essa interligação é uma alternativa ao insuficiente suprimento de água no semiárido”, disse.

E complementou, no discurso registrado: “O Deputado Patriota […] alega que essa obra poderia gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia. Isto, segundo ele, sem afetar o Rio Tocantins. Felicito, portanto, o nobre Deputado e o parabenizo por sua perseverança. Devemos estimular o Ministério da Integração para que assuma com unhas e dentes essa ideia do Deputado Gonzaga Patriota, do Estado de Pernambuco, para fazer a transposição, trazendo água que sobra lá no Rio Tocantins”.

Assista ao pronunciamento:

Valadares lembrou importantes vitórias conquistadas em prol do rio e da região como a recente inclusão, no orçamento da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, do Parnaíba e do Vaza Barris (Codevasf), dos recursos necessários para licitar o projeto básico do canal de Xingó. Além da autorização de licitação para o início das obras de revitalização dos perímetros irrigados do baixo São Francisco.

“Sem dúvida, estamos avançando. E tenho imenso orgulho de fazer parte dessa luta, que não prosperaria sem o empenho da Codevasf e do Ministério da Integração Regional. Mas, o fato é que o Velho Chico está sofrendo muito e que estamos atrasados na adoção de soluções”, alertou.

O senador destacou, também, a criação na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) de um grupo de trabalho para sugerir propostas, fiscalizar e cobrar a aplicação de recursos para a revitalização da calha do rio.

Valadares saudou a maior sensibilidade e engajamento dos atores políticos diante do cenário tenebroso que se apresenta. Citou ação da Agência Nacional de Águas (ANA), que autorizou um novo corte na vazão do Rio São Francisco, que já estava no nível mais baixo em 38 anos.

E reafirmou que o Velho Chico e sua sobrevivência é um tema prioritário para o seu mandato. “Estamos levando adiante essa batalha legítima, que hoje une a ação individual de parlamentares e das bancadas nordestinas. Precisamos prestar socorro ao rio da unidade nacional. Por isso, peço novamente ao Governo Federal que dê todo o apoio para recuperação do rio”, concluiu.

As informações são da assessoria de imprensa do senador.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>