Temer e Putin: cooperação no combate à corrupção

Ao fim da primeira viagem oficial de Michel Temer a Moscou como chefe de Estado, os governos da Rússia e do Brasil prometeram cooperar na luta contra a corrupção. Na declaração firmada após a reunião bilateral realizada nesta quarta-feira, 21, no Kremlin, sede do poder na Rússia, Temer e Vladimir Putin pediram respeito à soberania dos países e sistemas jurídicos “despolitizados”. Ao encerrar a agenda oficial na capital russa, o governante brasileiro não falou com a imprensa.

Entre os 35 objetivos destacados na declaração bilateral, um foi especialmente dedicado ao tema da corrupção. “A Rússia e o Brasil apoiam a intensificação dos esforços internacionais na área do combate à corrupção, no contexto do papel central desempenhado pelas Nações Unidas, sobretudo no âmbito da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (Uncac)”, diz o texto. “Os dois países entendem que a cooperação anticorrupção deve ter como objetivo a obtenção de resultados concretos.”

Em ambos os países, entre outros casos de irregularidades, há suspeitas de desvios de verbas e de superfaturamento de obras públicas para a realização de grandes eventos esportivos. Assim como ocorreu no Brasil em 2014, a Rússia vai ser sede da Copa do Mundo no próximo ano.

O documento pede que a cooperação internacional ocorra no respeito à autonomia dos países e com base em sistemas jurídicos nacionais “despolitizados”. “Essa cooperação, baseada no respeito dos sistemas jurídicos nacionais, deve ser despolitizada e isenta de pressão sobre países soberanos”, afirmam os líderes no texto.

Rússia e Brasil reiteraram ainda o potencial de cooperação anticorrupção no âmbito do Brics (conjunto de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do grupo de trabalho para o assunto no interior do G-20.

Funaro. Sem falar com os jornalistas brasileiros em nenhum momento do dia, Temer não pôde ser questionado sobre as acusações feitas pelo corretor Lúcio Bolonha Funaro à Polícia Federal de que o presidente teria coordenado a distribuição de R$ 20 milhões em propinas, em um esquema que também envolveria o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.

A agenda de Temer desta quarta foi toda ocupada por eventos no Kremlin. Primeiramente, o presidente teve um encontro bilateral com o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, e em seguida com Putin. Nos dois encontros, Temer reiterou que o Brasil está retomando o crescimento. Ele afirmou que o governo equilibrou a inflação e os juros continuarão a cair.

Em um pronunciamento no fim da reunião, Putin ressaltou a importância da cooperação bilateral, chamando o Brasil de “um dos parceiros-chave da Rússia”. “Apesar de uma certa queda nas trocas bilaterais no ano passado, nós conseguimos reverter o quadro no primeiro semestre deste ano”, afirmou o presidente russo, lembrando ainda investimentos de empresas do setor energético, como Gazprom, no Brasil. Putin disse ainda que discutirá com o governo brasileiro a participação de empresas russas na concessão de trechos da Ferrovia Norte-Sul.

Reformas. Temer respondeu reiterando o compromisso de seu governo com as reformas – sem mencionar a rejeição do relatório da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado na terça-feira, 20. “Tal como a Rússia, o Brasil está voltando a crescer. Tal como a Rússia, o Brasil reconquistou o controle sobre a inflação. Agora, devemos nos aproximar cada vez mais. Esse é o sentido dos acordos hoje firmados”, disse.

Na reunião, os dois governos também celebraram acordos de combate às fraudes aduaneiras, para ampliar a segurança e facilitar o abastecimento do comércio, de intercâmbio e assistência mútua no sistema de preferências tarifárias, e um memorando de intenções para incentivar o crescimento do intercâmbio comercial e de investimentos, incluindo a eliminação de barreiras. O objetivo é aprofundar a parceria estratégica entre os países firmada em 2002.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.