“Existe uma legislação que precisa ser cumprida”, diz especialista
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O rio São Francisco completou nesta terça-feira (4) mais um aniversário. São 510 anos desde a descoberta do navegador Américo Vespúcio, em 1501. O rio da Integração Nacional, que realiza a ligação entre o Nordeste e as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, abrangendo 504 municípios enfrenta desafios e requer das populações e do Poder Público uma consciência maior para o uso de suas águas.
De acordo com a especialista em Engenharia Ambiental, Miriam Cleide Cavalcante, o principal problema enfrentado pelo Velho Chico, na atualidade, são os esgotos que necessitam de um tratamento adequado antes de serem devolvidos ao rio. “Recentemente, o Conama [Conselho Nacional do Meio Ambiente], que é o órgão que regulamenta esse tipo de lançamento de efluente em corpos hídricos, lançou uma complementação da resolução 357, que é a 430, a mais atual, que trata sobre a qualidade destes efluentes para que eles não venham trazer maiores problemas ambientais”, destacou.
A água é retirada, usada e precisa ser devolvida, faz parte do ciclo natural. Para isso existem leis que buscam uma devolução feita da melhor maneira possível. “Não só esgotos domésticos, mas também efluentes de indústrias precisam ser tratados e lançados com qualidade adequada para não trazer danos ao rio”. A água doce é um recurso bastante escasso e resolver os problemas da população que não tem acesso a este bem é uma das questões que demandam bastante estudos. O principal projeto nesta área é o São Francisco, do Ministério da Integração Nacional, voltado para revitalização e transposição das águas.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário