50 anos após ser erguido, muro de Berlim volta à capital alemã
O muro de Berlim está de volta. Meio século depois de ser construído e duas décadas após sua destruição, algumas partes do muro que dividia a cidade de Berlim estão sendo reconstruídas para a posteridade, para a alegria dos turistas que buscam ter uma visão de como era a cidade durante a Guerra Fria.
Erguido com o objetivo de separar Berlim Ocidental da comunista Berlim Oriental, o muro teve sua construção iniciada em 13 de agosto de 1961. Quase todos os seus 160 quilômetros foram destruídos durante a euforia que se seguiu à queda de seus primeiros pedaços, em 1989.
Apenas alguns pedaços do muro continuavam intactos quando a Alemanha foi reunificada, em 3 de outubro de 1990. Somente três das 302 torres de controle da Alemanha Oriental ainda permanecem em pé.
“Há uma reclamação generalizada de que a demolição do muro foi extensa demais”, declarou o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit. “Isso é compreensível nos dias de hoje e teria sido melhor para os turistas se mais partes tivessem sido preservadas. Mas naquela época todos estavam tão felizes em ver que o muro havia acabado”.
Na época, houve uma verdadeira corrida para eliminar todos os traços da barreira de 3,6 metros de altura, feita de concreto e arame farpado. Centenas de pessoas armada com martelos e marretas levaram pedaços do muro como souvenir e escavadeiras completaram o serviço, transformando o muro em 300 mil toneladas de concreto.
Agora, devido ao número cada vez maior de turistas que visitam Berlim todos os anos procurando por vestígios do muro, a cidade tem se esforçado para reerguer e restaurar partes da construção, enquanto especialistas em monumentos históricos trabalham para preservar os vestígios remanescentes.
Fonte: Folha.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário