A tropa pernambucana nos Jogos Pan-Americanos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Quinze atletas carregam a esperança de medalhas para o Estado de Pernambuco nos jogos Pan-Americanos 2011. Alguns deles são considerados favoritos absolutos, inclusive já com conquistas em edições anteriores dos Jogos. Todos já se encontram em Guadalajara com a delegação brasileira.
Na lista dos favoritos podemos citar a atual campeã pan-americana do Pentatlo Moderno, Yane Marques. Aos 27 anos, a atleta, natural de Afogados da Ingazeira, ocupa o primeiro lugar no ranking nacional e o terceiro mundial. A outra pentatleta pernambucana é Priscila Oliveira, de 22 anos, que passou de espectadora a protagonista num espaço de quatro anos. A dupla representante do do Estado no võlei de quadra também está bem cotada: Dani Lins (levantadora) e Jaqueline (ponteira), esta última com o status de atual campeã olímpica.
Nas piscinas, apesar da pouca idade, Joanna Maranhão já pode ser considerada uma veterana, pois vai para seu terceiro Pan. Ela representará Brasil e Pernambuco nos 200m medley, 400m livre, 200m borboleta e 200m costas. Na bagagem ela tem dois bronzes nos 400m medley, mesma prova que disputou a final olímpica em 2004, em Atenas.
Ela terá a companhia de Etiene Medeiros, de 20 anos. Ao contrário da conterrânea, ela debutará na competição. Vai disputar apenas uma prova, os 100m costas. Considerada a sucessora de Fabíola Molina, a luta da pernambucana será para ficar entre as finalistas.
Das águas para as pistas, a maior quantidade de representantes locais fica para o atletismo. Keila Costa vai para o salto triplo, mesma prova onde conseguiu a medalha de prata há quatro anos, no Rio de Janeiro. Desta vez ela fica de fora do salto em distância, onde conseguiu bronze no Mundial do ano passado em Doha, Catar.
Wagner Domingos é outro destaque nacional no arremesso do martelo. Atual recordista brasileiro da modalidade, com a marca de 71,84, alimenta esperança de melhorar sua marca e chegar ao pódio. Uma das provas mais desgastantes do atletismo, a marcha atlética de 20 km terá Cisiane Lopes, participante do Pan 2007. Mais experiente, agora ela entra na pista para buscar medalha. Ela terá a companhia – e, claro, concorrência – de Érica Rocha, campeã brasileira juvenil em 2004. Nas provas de longa distância quem aparece é Fabiana Cristine, nos 5.000m e 10.000m.
Das pistas voltamos para as quadras. Mas de handebol. No masculino e feminino, o Estado tem seus “filhos”. Entre os homems, o armador Bruno Santana já é figurinha carimbada na seleção brasileira, inclusive com a Olimpíada de Pequim no currículo. Nas mulheres, é a vez de Samira Rocha, ponteira. Na quadra de tênis, a medalhista de bronze (duplas) no Rio, Teliana Pereira, tenta repetir o feito, mas no individual.
Finalmente, o tatame. Um dos esportes olímpicos que mais rende medalhas para o Brasil terá Katherine Campos, que tem no currículo a medalha de ouro no Pan-Americano Juvenil, há dois anos.
Fonte: NE10
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário