Ação contra campanha antecipada foca gastos com publicidade

Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPPE), que compõem o Ministério Público Eleitoral (MPE), apertaram o cerco à propaganda eleitoral antecipada e ao uso da máquina por prefeitos que tentarão a reeleição ano que vem. O procurador regional eleitoral do MPF, Antônio Edílio Magalhães, e o procurador-geral de Justiça do Estado, Aguinaldo Fenelon, expediram nesta segunda-feira (12) recomendação aos 168 promotores eleitorais de Pernambuco para que convoquem os líderes de partidos nos municípios e afirmem a disposição de não permitir outdoors, adesivos e afins antes de 6 de julho de 2012.

Eles também determinaram que os promotores requeiram das prefeituras os orçamentos da publicidade institucional dos últimos três anos. A medida visa a coibir gastos elevados em 2012, o que poderia dar vantagem desproporcional dos postulantes à reeleição.

Requerimento que passa a valer em 18 de janeiro próximo determina que as prefeituras devem repassar o total de gastos com propaganda institucional de 2009, 2010 e 2011. Assim, os promotores poderão comparar o investimento com a previsão de orçamento para 2012, o que pode apontar indícios de uso da máquina em campanha. De acordo com a Lei 9.504/97, o planejado para o ano eleitoral não pode ultrapassar a média do triênio anterior. “Se a legislação for descumprida, a punição pode chegar à cassação do registro de candidatura”, reforça Aguinaldo Fenelon.

Quanto à propaganda antecipada, de nada vai adiantar veiculá-la sem fazer referência ao partido, número do candidato ou com mensagens de “parabéns” e “amigo perfeito” antes de 6 de julho, diz Antônio Edílio Magalhães. Ele avisa que essas peças, muitas vezes encaradas como “promoção pessoal” pela Justiça, são consideradas propaganda irregular. O desafio é fiscalizar, uma vez que haverá milhares de candidatos nos 184 municípios.

Se em ano de eleição para presidente, governador, deputado e senador o MPE efetua cerca de 5 mil representações, nos de pleito municipal esse número multiplica-se por dez. “Não temos capacidade de dar conta de toda a demanda, mas vamos trabalhar para diminui-la”, frisa Edílio. Ele espera apoio dos partidos e da população para melhorar a fiscalização.

O caso mais recente de representação do MPE contra propaganda antes do tempo foi contra uma pré-candidata de Orobó, Agreste. Carros espalharam-se pelo município com adesivos onde estava escrito “Agora é ela”. Edílio ingressou na Justiça por entender que, mesmo sem nome da pré-candidata, configurava-se a irregularidade. No entanto, a Justiça Eleitoral julgou a ação improcedente. “Vamos recorrer”, avisa.

Em março, MPPE e MPF distribuirão cartilha conjunta, na qual orientam sobre o que pode ou não pode na propaganda eleitoral. “Assim, esperamos que colaborem com denúncias. Se comprovadas, vamos agir”, garante Fenelon. Propaganda fora do prazo dá multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.