Acidente com bonde prejudica imagem do Rio, diz especialista
O bonde de Santa Teresa simboliza uma nova imagem que o Rio vem construindo no turismo, e que valoriza história, memória e sua região central, para além da clássica ideia de balneário urbano com belezas naturais, diz o especialista em turismo Tomas Martin.
“O bonde é um símbolo de uma nova maneira de pensar o rio turisticamente”, afirma Martin, mestre em antropologia e professor da Universidade Veiga de Almeida.
Para ele, o descarrilamento do bonde, que deixou cinco mortos e 57 feridos no sábado, causa estragos à imagem da cidade. “Obviamente é mais um acidente, entre outros, que cria uma imagem de descaso”, afirma.
“A cidade está se preparando para mega eventos que estão vindo, como a Copa do Mundo e a Olimpíada. Esses incidentes mostram como a cidade ainda não está preparada para pensar em si mesmo. O que estamos vendo é o resultado de um descaso de muito tempo.”
Martin afirma que falta planejamento do poder público para acompanhar movimentos de revitalização que são conduzidos espontaneamente na cidade, capitaneados pelo setor privado, como ocorreu tanto em Santa Teresa quanto na Lapa.
Hoje, além das praias, do Pão de Açúcar e do Corcovado, o bonde de Santa Teresa é um dos ícones do Rio, e faz parte das imagens usadas para divulgar a cidade no exterior – como se vê, por exemplo, no vídeo feito para a candidatura do Rio à Olimpíada de 2016.
Fonte: BBC Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário