Aeronaves quase colidem em Pernambuco
Um monomotor pousa no pequeno Aeroporto de Caruaru, Agreste de Pernambuco. Na mesma pista, na direção contrária, um jatinho com membros da banda Asa de Águia acelera para decolar. Cerca de 50 metros separam as duas aeronaves da colisão quando o jato sai do chão e voa sobre o monomotor – entre um e outro, cinco metros de altura.
O episódio ocorreu na manhã do último domingo (21) e, segundo envolvidos, por pouco não virou tragédia. A Aeronáutica investiga os fatos. Segundo relatório, desencontros precederam a quase colisão. Começou quando o monomotor, de uma escola de pilotos, estava prestes a pousar. Embora tenha visto o jato na pista, na direção oposta, aterrissou.
Ao pousar, o piloto do monomotor, modelo Paulistinha, presumiu que o jato o esperaria sair da pista, diz o documento. O comandante do jato disse não ter visto a aeronave à frente.
Ainda conforme o relatório, dois fatores levaram a que um não visse o outro: o Paulistinha, quando está no chão, fica com a frente elevada, o que impede o piloto de ver o que está adiante, e o lado da pista onde o jato estava tem leve inclinação.
Fonte: Jornal do Commercio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário