Agências bancárias dos bairros do Recife são reabertas por um dia nesta segunda
A greve dos bancos, que irá completar duas semanas nesta segunda e está tendo a maior adesão da história em Pernambuco, com 85% das agências do estado fechadas, está causando dor de cabeça em muita gente. Nesta segunda, o Sindicato vai deixar as agências bancárias dos bairros do Recife abertas para que a população possa ser atendida normalmente, mas os bancos continuarão fechados no Centro da cidade. “Se os bancos não respeitam os clientes, nós, bancários, respeitamos”, afirma a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello.
Além do centro do Recife, os bancários vão manter paralisadas as agências do interior e da região metropolitana da capital, sobretudo as unidades bancárias de Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.
Apesar das possibilidades de movimentação financeira através das casas lotéricas, caixas eletrônicos, internet bank e fone bank, muitos pernambucanos ainda não sabem o que fazer para sacar dinheiro, dar continuidade a financiamentos ou pagar contas.
Os casos mais complicados envolvem trabalhadores que estão recebendo salários através de ordem de pagamento ou CPF, pessoas que têm direito a benefícios do INSS, mas estão sem o Cartão Cidadão, quem está com dinheiro para sacar através de uma conta judicial e aqueles que perderam ou ainda não receberam o cartão de senha de seus bancos. Para estes, a alternativa sugerida pela Federação Brasileira de Bancos é buscar entendimento, através do telefone com as instituições financeiras e tentarem realizar operações através do Banco Postal. Este serviço permite empréstimos, recebimentos de contas, títulos, tributos, taxas, contribuições da previdência e pagamento do INSS. Os correspondentes bancários nos supermercados podem ajudar nessa hora.
Segundo Polyanna Carlos Silva, advogada da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, quem não conseguir sacar seus salários ou benefícios no período de greve deve tentar negociar junto com seus credores o adiamento da dívida. “Salário, seguro desemprego, pensão, aposentadoria são fontes de renda primárias. Este é um serviço essencial do qual ninguém pode ser privado. Então cabe as operadoras de cartão de crédito e concessionárias de luz e água oferecerem alternativas sem penalizar os usuários nesta situação”, explicou.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário