Agricultores familiares aprendem técnicas de irrigação em cultivares de cebola
Com a possibilidade de aumentar sua produção, podendo passar de 20 para 60 toneladas de cebola por hectare, agricultores familiares da comunidade do Tomé (50km de Juazeiro) participaram nesta terça-feira (25) de um dia de campo que será realizado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
O objetivo foi repassar informações técnicas sobre produção de cultivares de cebola utilizando o sistema de irrigação por gotejamento. Essa ação faz parte das atividades de assistência técnica e extensão rural da EBDA onde a empresa visa difundir, principalmente a agricultores familiares, tecnologias agroecologicamente sustentáveis.
De acordo com o engenheiro agrônomo da EBDA, George Libório, com a utilização da irrigação por gotejamento é possível minimizar a utilização da água de 5 a 7 vezes em relação ao sistema convencional de irrigação por sulcos, ainda muito utilizado por produtores no vale do São Francisco. “Com o gotejamento, a irrigação é totalmente direcionada para a raiz da planta, ou seja, proporcionando alta eficiência de irrigação com o volume ideal que a cultivar necessita e o principal, essa forma de irrigação reflete diretamente nos baixos custos da produção” comentou Libório.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário