ANP diz que vazamento de petróleo em poço da Chevron continua

A Agência Nacional de Petróleo do(ANP) informou neste domingo que continua vazando petróleo “em alguns pontos” do leito marinho do Atlântico, onde há duas semanas começou o problema em um poço da companhia Chevron.

O ente regulador utilizou imagens submarinas tiradas no sábado por um veículo controlado de forma remota e informações de um navio da Marinha que navegou neste domingo pela região onde está localizada a fissura de 400 metros por onde brotou o petróleo.

A selagem do poço começou na quarta-feira passada com a injeção de lodo pesado e continuará esta semana com a aplicação de cimento, com o que se espera controlar totalmente o vazamento de petróleo.

A ANP também informou que a mancha de petróleo na superfície marinha continua se espalhando pelo litoral em direção sudeste, embora não tenha detalhado novos cálculos sobre suas dimensões.

Na sexta-feira passada, a mancha de petróleo registrava uma extensão de 18 quilômetros e uma área de 11,8 quilômetros quadrados, segundo os dados do órgão.

O vazamento aconteceu perto de um poço no Campo de Frade, a 120 quilômetros do litoral do município de Campos dos Goytacazes, em cuja bacia está a maioria das jazidas petrolíferas do país.

A ANP calculou que foram vertidos ao mar entre 200 e 330 barris diários entre os dias 8 e 15 de novembro, dia no qual foi feita selagem da fissura, mas não existem cálculos de quanto petróleo se derramou desde então, e a Chevron também não apresentou números.

Uma equipe de técnicos da ANP visitou no sábado a sede da Chevron “para verificar aspectos relacionados ao reservatório e ao cumprimento do programa de perfuração de poços”, acrescentou a nota distribuída para a imprensa.

O presidente da divisão brasileira da Chevron, George Buck, disse que a companhia petrolífera assume “total responsabilidade” pelo vazamento.

“Qualquer (quantidade de) petróleo na superfície do oceano é inaceitável para a Chevron”, afirmou o executivo, em declarações publicadas pela “Agência Estado”.

Buck negou que tenham sido utilizados mecanismos proibidos para limpar a mancha de petróleo, como disse no sábado um responsável da Polícia, que acusou a companhia de usar jatos de areia sob pressão para empurrar o petróleo sob a superfície marinha, o que constituiria um delito.

A companhia americana acredita que o acidente aconteceu por causa de um erro nas medições da pressão dos hidrocarbonetos em uma das jazidas.

O erro de cálculo fez com que o petróleo vazasse e brotasse por uma fissura no fundo do mar próxima ao lugar onde eram feitas as perfurações.

Desde que o acidente foi divulgado, a Chevron anunciou que pretende abandonar o poço, que opera em associação com a Petrobras e o consórcio japonês Frade Japão Petróleo.

Fonte: EFE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.