ANS reprova qualidade de mais de 200 empresas de convênios médicos

No país, a qualidade oferecida por mais de 200 planos de planos de saúde foi reprovada na avaliação de desempenho aplicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que tem por objetivo medir a qualidade no setor. Estas operadoras prestam atendimento a 4,7 milhões de usuários. Outros 16,1 milhões de brasileiros engrossam um percentual preocupante: 45% dos beneficiários de convênios médicos estão ligados a operadoras avaliadas com notas entre ruins e medianas.

O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) termômetro do setor, divide os convênios em cinco faixas, da pior até a melhor, em uma escala de 0 a 1. Entre a primeira e a terceira faixa – que reúne da nota zero até a avaliação média , 0,59 – estão 67% das empresas, apenas 33% conseguiram se situar nas duas primeiras colocações. “É preocupante que operadoras de saúde tão mal avaliadas continuem no mercado e que um percentual tão grande de usuários esteja nas piores faixas do índice. A agência (ANS) deve estar atenta para que a situação não se degrade ao ponto de a carteira se tornar insustentável e ter venda obrigatória”, alerta a supervisora da Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Polyanna Carlos da Silva. Segundo ela, os consumidores, por sua vez, devem verificar a nota da operadora no site da ANS (www.ans.gov.br), antes de contratar um plano de saúde.

A principal finalidade do IDSS é tornar público os graus de qualidade oferecidos pelas operadoras de planos de saúde, para que beneficiários e consumidores tenham informações que auxiliem sua escolha por um plano médico privado. Para a ANS, a boa notícia é que o índice implementado em 2004 mostra evolução.

Nos últimos três anos, o percentual de operadoras médico-hospitalares nas duas faixas de melhor avaliação pulou de 11%, em 2007, para 32%, em 2010. E nas operadoras exclusivamente odontológicas, o percentual de empresas nas maiores faixas de IDSS passou de 13%, em 2007, para 29%, em 2010. No mesmo período, o percentual de beneficiários de operadoras médico-hospitalares nas duas faixas de melhor avaliação passou de 19%, em 2007, para 55%. “O índice evidencia uma evolução positiva na qualidade das operadoras que, sem dúvida, se reflete na expectativa de melhoria na oferta de serviços ao beneficiário”, ressaltou a agência em nota. Para a Pro Teste, apesar dos avanços, o IDSS ascende o sinal amarelo para o setor: “A agência deve utilizá-lo para trazer melhorias”, aponta Polyanna Silva.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), entidade que congrega 15 grupos de operadoras de planos de saúde, de um total de 1.410 operadoras, não informa o percentual de empresas aprovadas pelo IDSS, mas ressalta que é expressivo o número de afiliadas da federação que recebeu avaliação positiva no índice da ANS – com as notas mais altas (0,80 a 1,00 e 0,60 a 0,79). “O índice da ANS é positivo, mas existem outros indicadores de satisfação e qualidade dos planos de saúde”, ressaltou a entidade.

O IDSS é composto por quatro variáveis, com diferentes pesos: 50% refere-se ao desempenho da atenção à saúde; 30% vai para o desempenho econômico-financeiro; 10% é o peso da estrutura e operação dos convênios e outros 10% ficam com a satisfação dos beneficiários.

Fonte:  Estado de Minas

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.