Após cinco anos, desafio da Lei Maria da Penha é punir mais rápido os agressores

Um dos maiores símbolos da luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres completa neste domingo (7) cinco anos. Foi numa segunda-feira de 2006 que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Lei Maria da Penha para coibir a violência doméstica e familiar contra mulheres. Mas, afinal, a lei deu certo?

Os números do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) revelam os avanços e mostram como a lei aumentou as punições em casos de violência doméstica nestes cinco anos. Até hoje, 332.216 processos foram distribuídos; 76.743 sentenças foram anunciadas; 1.577 prisões preventivas decretadas e 9.715 prisões em flagrante.

Mas para a Procuradora de Justiça Luiza Najibe Eluf esses números são apenas sombra do que ainda está por vir: uma verdadeira queda nos níveis de violência doméstica. Para ela, a maior vitória da lei foi mesmo manter-se íntegra depois que uma avalanche de ações tentando derrubá-la.

– No começo, a lei foi recebida com reserva. Primeiro o que irritou a área pública foi o fato de a lei proteger apenas a mulher. Então, entraram com uma ação para derrubar a lei com esse pretexto, mas não conseguiram.

Luiza diz que, antes, cada Estado aplicava a lei de um jeito diferente, mas que “agora é preciso que todo mundo a aplique da forma mais rigorosa”.

– Só agora ela será aplicava de verdade. A tendência natural é que diminua a violência doméstica.

A Lei Maria da Penha também tem reconhecimento internacional. Um relatório sobre a situação das mulheres no mundo, divulgado no último mês pela ONU, cita a legislação como uma das pioneiras na defesa dos direitos das mulheres.

Mas o que diz a mulher que deu nome à lei? Maria da Penha Maia Fernandes estava sentada em sua cadeira de rodas ao lado de Lula quando ele assinou a norma. Ela foi vítima da violência do marido, o professor universitário colombiano Marco Antônio Heredia Viveiros, que em 1983 lhe deu um tiro de revólver.

Ao R7, ela disse que a lei poderia ser aplicada mais rapidamente.

– Mas ainda existe a questão da cultura, que impede.

Maria da Penha diz que o importante é que nesses cinco anos a lei amadureceu a ideia de igualdade de gênero no imaginário da população.

– Agora ela está amadurecida. É uma lei muito nova. O conteúdo dela tem provocado em homens e mulheres a importância do respeito mútuo no meio familiar.

A procuradora diz, no entanto, que o caminho ainda é longo. Uma das principais providências é aumentar o número de varas e juizados especializados em violência contra a mulher. Hoje são 52 unidades.

– Ainda estão sendo implantados e isso demora. É preciso recursos humanos e financeiros, mas a consolidação da lei vai ajudar nisso também.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.