Aposentados e pensionistas endividados
Seis milhões de idosos aposentados ou pensionistas que contam mensalmente com um dinheirinho da Previdência Social, não param de se endividar nos empréstimos consignados com desconto em folha de pagamento, parcelados em até 60 prestações.
Só no primeiro semestre deste ano esses empréstimos somaram quase 15 bilhões de reais, com um aumento de 9% em relação ao ano passado, quando foram contratados 13 bilhões.
O mais estranho, é que os aposentados que mais procuram as agências financeiras estão em São Paulo e em outros estados do sudeste, região mais rica do país.
Além das regras atuais que disciplinam os empréstimos consignados no Brasil, o Senado Federal aprovou recentemente um Projeto de Lei que estende esse direito também para os idosos a partir dos 65 anos e os portadores de deficiência de qualquer idade que recebam o auxílio de um salário mínimo, mesmo sem contribuição previdenciária.
Muitas vezes descumprindo a legislação vigente, as financeiras acumulam empréstimos, cujos descontos deixam esses tomadores sem créditos para sobreviver.
Todo cuidado é pouco na hora de recorrer aos empréstimos consignados atraídos por propagandas estimulantes e atrativas.
GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário