As ditaduras estão chegando ao fim em todo o planeta

Deputado Federal Gonzaga Patriota
Deputado Federal Gonzaga Patriota

Ditadura é a designação dos regimes antidemocráticos. Ou seja, é o governo onde não há participação popular, ou o qual essa participação ocorra de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder encontra-se em várias instâncias, como no Legislativo, Executivo e Judiciário.

Diz-se que um governo é democrático quando é exercido com o consentimento dos governados, e ditatorial em caso contrário. Diz-se que um governo é totalitário quando exerce influência sobre amplos aspectos da vida dos governados, ao contrário do liberal.

Ocorre, porém, que frequentemente regimes totalitários exibem características ditatoriais e regimes ditatoriais, características totalitárias. O estabelecimento de uma ditadura moderna normalmente se dá via Golpe de Estado.

Ocorreram ditaduras mais frequentes e cruéis nos séculos passados. As últimas praticamente já chegaram ao fim, a começar pela Europa, em Portugal, há quase 100 anos, em 1926. Na Ásia, no Irã, em 1979, com Reza Pahlevi; Na Indonésia, Filipinas, Camboja e Iraque, com Saddam Hussein, ela, praticamente, ainda não totalmente extinta. Na África foram muitas, a exemplo de Moçambique, Angola, Uganda, com Idi Amin Dadá; Sudão e Líbia, com Muammar Gaddafi, a qual está sendo encerrada agora com sua a morte; dentre muitas outras.

Na América Latina quase, todos os países sofreram ditaduras. Argentina, Brasil (Estado Novo e a Ditadura Militar de 64 a 85), Bolívia, Chile, Cuba – que ainda persiste –, Equador, Haiti, Nicarágua, Paraguai, Uruguai e República Dominicana. Essa região que se envolveu quase que totalmente nas mais terríveis ditaduras militares, também liderou suas derrubadas, mas, de forma diplomática, envolvendo a sociedade prejudicada pelos golpes, principalmente, os estudantes, servidores públicos, trabalhadores urbanos e rurais, a juventude e outras classes sociais organizadas.

O processo de reconquistar a democracia na América Latina foi muito bem planejado e por isso, diferente das derrubadas de outros ditadores, a exemplo do Iraque, com Saddam Hussein, e da Líbia, com Muammar Gaddafi.

A Argentina, por exemplo, após mais de duas décadas do retorno da democracia, está agora julgando seus tiranos, a exemplo de Alfredo Astiz, também conhecido como o “anjo loiro da morte” – ou o símbolo da repressão criminosa Argentina. Astiz foi agora condenado à prisão perpétua, para pagar sua dívida com a sociedade daquele país.

No Brasil, quase três décadas depois da reconquista do direito à democracia, o Congresso Nacional finalmente dá um passo decisivo para a redemocratização de fato com a aprovação da Lei de Acesso à Informação, acabando com o sigilo eterno de documentos oficiais, fato inserido há mais de vinte anos na nossa Carta Magna, a qual faltava sua regulamentação.

Não bastou a derrubada da ditadura militar que infernizou o Brasil durante mais de 20 anos. Carece também, dar acesso às vítimas e seus familiares, aos chamados documentos secretos, para que eles possam conhecer a verdade dos fatos.

A criação da Comissão da Verdade, aprovada pelo Congresso Nacional, coloca o Brasil mais próximo de avanços institucionais conquistados por países vizinhos, a exemplo do Uruguai que aprovou uma lei onde torna imprescritíveis os crimes da ditadura naquele país.

O projeto de lei que cria a Comissão da Verdade estabelece que seus integrantes não podem ser membros de partidos políticos, funcionários públicos ou exercerem cargos comissionados no governo. Estas restrições fortalecem a participação da sociedade civil para a apuração de crimes cometidos nos períodos de ditadura no país.

GONZAGA PATRIOTA, contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós- Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Parabéns ao nosso Ilmo. Deputado Gonzaga Patriota, pelo Blog que semeia as notícias e nos dar o privilégio de interagir nas informações.
Conheci esse homem forte, determinado e essencialmente humilde nos seus gestos e ações. A sua performance de atuação na política é excepcionalmente caracterizada pelo seu empenho e dedicação junto a população.
Esse é o cara! Que precisamos para administrar nossa Petrolina e sobretudo, o Brasil!

Vamos estar sempre na torcida por você, obrigada pelo carinho e pela simplicidade de ser esse homem puro, e sobretudo, dígno na sua postura de ser o Gongada Patriota de nossa Petrolina.
Beijos!!!!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.