Banco Mundial pede calma aos países emergentes
O Banco Mundial (BM) alertou nesta quarta-feira (8) os países em desenvolvimento a reorientar suas economias e prevenir seu superaquecimento. O relatório “Perspectivas Econômicas Globais” pede às economias emergentes para preservar o forte crescimento e evitar uma aterrisagem abrupta , evitando, assim, danos decorrentes da inflação das commodities.
Segundo o documento, economias em desenvolvimento que estão no limite da capacidade produtiva, como Brasil, China e Índia, devem acelerar o aumento das taxas de juros, reduzir os gastos do governo e, em alguns casos, valorizar suas moedas. “(Elas) necessitam caminhar em direção a uma posição mais neutra em termos de política monetária e fiscal e recriar o espaço fiscal que havia antes da crise”, disse Andrew Burn, um dos autores do relatório.
O relatório também traz previsões do BM para o crescimento da economia mundial, estimado em 3,2% para 2011, 0,1 ponto percentual a menos que o previsto no último relatório, de janeiro. Para 2012 e 2013, as previsões continuaram iguais, em 3,6%.
A instituição também diminuiu o crescimento previsto para as economias ricas, que enfrentam problemas de dívida soberana e elevadas taxas de desemprego. Os desenvolvidos deverão crescer 2,2%, ante 2,4% previsto em janeiro. Em 2012 a estimativa ficou em 2,7%. O número é bem menor que a previsão dos emergentes, que juntos podem crescer 6,3%, 0,3 ponto percentual a mais que no relatório de janeiro. Para 2012, o crescimento deles é estimado em 6,2%.
Segundo a instituição, os maiores riscos para a perspectiva global são a potencial continuação dos aumentos nos preços dos alimentos, outra rodada de alta nos preços do petróleo e os persistentes problemas de déficit fiscal e dívida soberana que afligem as nações ricas. A turbulência política no Oriente Médio e o desastre natural no Japão pesaram pouco no crescimento mundial, a despeito dos impactos importantes nos respectivos países, disse o Banco Mundial.
Fonte: www.revistaepoca.globo.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário