Bebidas alcoólicas só poderão ser vendidas em copos de papel, diz relator da Lei Geral da Copa

No texto finalizado nesta terça-feira (13), o relator da Lei Geral da Copa na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP), recuou em diversos itens referentes à venda de bebidas alcoólicas durante os jogos da Copa no Brasil.

A principal mudança em relação ao texto anterior é a permanência da proibição de bebidas nas partidas de competições nacionais, como previsto no estatuto do torcedor. O relator pretendia estender a todos os jogos do país a liberação de álcool, mas limitou-a somente à Copa.

Vicente Cândido também alterou a restrição aos recipientes de bebidas. No relatório anterior, os torcedores poderiam beber somente em bares, restaurantes e camarotes dentro dos estádios. Agora o relator definiu que “a venda e o consumo de bebidas são admitidos desde que o produto esteja acondicionado em copo de papel, vedado o uso de qualquer outro tipo de embalagem”.

Durante a sessão em que o relatório seria discutido, manifestantes pediram que todo tipo de bebida alcoólica fosse proibida nos estádios. Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), integrante da comissão e relator da comissão especial sobre alcoolismo no Brasil, esse item ainda precisa ser discutido.

– O estatuto do torcedor já prevê isso, mas, por conta de interesses de patrocinadores e da Fifa, isso pode mudar, o que seria um retrocesso. A combinação entre paixão por futebol e bebida não combina e o estatuto surgiu exatamente por causa da violência nos estádios.

O relator Vicente Cândido, no entanto, refutou as críticas.

– Acho enviesado esse discurso de achar que o problema da embriaguez no Brasil é só nos estádios. Acho que é onde há menos. As pessoas vão ao estádio para torcer e não para beber. Tem de discutir outras formas de lazer e ser mais severo na educação das famílias, no lugar de achar que proibir bebida nos estádios vai resolver este problema.

Cândido ainda incluiu mais garantias ao comércio de bebidas, restringindo a área de exclusividade comercial. Com isso, comerciantes já regulamentados nas regiões próximas aos estádios poderão vender produtos de marcas diferentes das patrocinadoras dos jogos, o que a Fifa queria proibir.

Entre as mudanças sugeridas pelo deputado petista está também a exigência de que as férias letivas de todas as escolas brasileiras, particulares e públicas, sejam adaptadas ao calendário de jogos da Copa.

Vicente Cândido reinseriu no texto ainda o desconto no valor da entrada dos jogos para quem entregar uma arma de fogo. Com a troca, o torcedor pagará somente 25 dólares no ingresso, valor cobrado apenas de estudantes, pessoas com baixa renda e índios.

A votação do relatório, que estava prevista para esta terça-feira na comissão especial do tema, foi adiada porque o texto não ficou pronto a tempo de ser analisado por todos os parlamentares. A data provável do novo encontro é quinta-feira (15).

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.