Bom humor e autoestima são aliados no tratamento do câncer
O bom humor e a confiança são fundamentais para o sucesso no tratamento do câncer. Pesquisas afirmam que a tristeza e a depressão afetam o sistema imunológico, deixando o paciente mais vulnerável às doenças. Enfrentar a enfermidade é uma decisão pessoal, mas parentes e amigos podem ajudar – e muito – durante este processo.
“Ajuda da família, amigos e a equipe de saúde, o que a gente chama de rede social de apoio. No hospital, temos os Doutores da Alegria, as brinquedotecas… Então há toda uma infraestrutura que ajuda a criança a entender que, apesar de estar doente, não precisa viver a doença as 24 horas do dia”, explica a psicóloga Thereza Motta.
No caso de adolescentes e adultos, os passeios e os grupos de apoio são alternativas. “Esses grupos de apoio são uma oportunidade que o paciente tem de compartilhar experiências e dificuldades”, diz. “Os hospitais públicos já têm uma equipe multiprofissional, com psicólogos, as clínicas particulares também. O próprio médico particular pode indicar a pessoa para ela fazer um trabalho”.
Muitas pessoas não sabem como lidar quando sabe que um parente ou amigo teve diagnóstico de câncer. Segundo a psicóloga, o mais importante é não se afastar: “A dificuldade faz com que você se afaste. Mas o importante é estar sempre junto, não precisa ter sempre algo para dizer, mas tem principalmente que escutá-lo, e entender as mudanças que vão ocorrer”, orienta.
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário