Brasileiro compra até vestido de noiva online

Os brasileiros estão comprando de “tudo” pela internet. Se antes as pessoas preferiam adquirir produtos com valores mínimos – como livro, CD e DVD – agora, já se arriscam a fazer compras mais ousadas pela plataforma online. “Estão comprando até vestido de casamento”, brinca Pedro Guasti, diretor geral da consultoria e-bit.

Os sinais de que o perfil está mudando aparecem aos poucos. Neste ano, o segmento de moda figurou pela primeira vez entre as cinco categorias mais vendidas no Dias dos Namorados. Acessórios para prática de esportes, utilidades domésticas e até peças automotivas têm ganhado espaço.

Para o segundo semestre de 2011, a “coqueluche” do comércio virtual deve ficar por conta dos tablets. Na opinião de Guasti, a “enxurrada” de opções que estão chegando ao mercado brasileiro vão impulsionar esse segmento.

Os números de satisfação da população “e-commerce” refletem bem este cenário. Segundo estudo da e-bit, mais de 49% dos consumidores entrevistados afirmaram se sentir “mais seguros” ao fazer aquisições no meio digital. Já os que se sentem “muito mais seguros” respondem por 21%. Além disso, 81% dos internautas dizem acessar a web para fazer compras virtuais, em lojas, clubes de compra ou sites de compra coletiva.

Esse público, no entanto, ainda continua avesso aos serviços do internet banking: 26% dos consultados não usam o meio para fazer transações bancárias e outros 58% dizem não se sentir seguros.

Entraves. O aumento do número de compradores online – a ideia é alcançar 32 milhões até o fim do ano – não é de todo positivo para o setor. Com o crescimento, as empresas têm descumprido com mais frequência os prazos de entrega. “A logística é um fator importante para a satisfação dos consumidores. O setor demanda um investimento muito grande em infraestrutura, frota e mão de obra. Estamos discutindo como trazer mais investimentos para esta área”, garante Guasti.

Para Ludovino Lopes, presidente da camara-e.net, é necessário separar os problemas de infraestrutura do País e as deficiências do comércio eletrônico. “Esse é um desafio que teremos de superar nos próximos anos, principalmente, com a realização da Copa e outros grandes eventos.”

Compras coletivas. Fenômeno da internet desde 2010, o segmento de compras coletivas deve movimentar R$ 1 bilhão até o fim de neste ano. Por traz desse resultado há também problemas de logística e atendimento. “A falta de espaço no restaurante e na agenda da esteticista é estimulada pelo “reloginho”. Os consumidores têm de tomar cuidado antes de fazer uma aquisição, pesquisando informações sobre a empresa e perante os seus direitos”, aconselha.

Preocupada com a satisfação e consciência dos consumidores, a e-bit pretende lançar nas próximas semanas uma cartilha de boas práticas para os clubes de compras coletivas. Na opinião de Alexandre Umberti, diretor de marketing e produtos da e-bit, as empresas também devem avaliar se esse tipo de investimento vale a pena.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.