Brasileiros precisam pagar mais para manter o carro

Foto/Goolge

O brasileiro está gastando mais. Muita gente se endividou para realizar um sonho de consumo: comprar um carro zero. Mas esqueceu de fazer as contas. Além do financiamento, manter um carro ficou mais caro. Foi maior do que o aumento da inflação. O álcool disparou mesmo em plena safra. Hoje só é vantajoso abastecer com etanol em quatro estados. Os preços dos estacionamentos, que já eram caros, estão praticamente extorsivos.

Manter um carro não é fácil. “Muito caro e impostos que você tem de pagar, como IPVA, estacionamento, Zona Azul, pedágio”, comenta o comerciante Francisco Ribeiro Feitosa. “É outra família, sai caro”, diz um rapaz.

Uma passadinha básica na oficina pode comprometer o orçamento. “As peças começam a ficar velhas. Tem de repor. Você tem de passar no mecânico para fazer limpeza de bico, trocar velas e fazer uma manutenção geral no carro”, conta o vendedor Paulo Henrique Costa.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os preços de uma cesta de produtos ligados ao automóvel subiram 8,42% nos últimos 12 meses. É mais que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que foi de 6,40%.

O grande vilão foi o álcool, com alta de quase 30%. Subiu tanto que hoje, levando em conta o preço médio, só é mais vantajoso abastecer com etanol em quatro estados: Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Tocantins. Ainda assim, é preciso pesquisar. A gasolina também subiu 7,70%. De qualquer forma, as ruas continuam abarrotadas de carros.

Os serviços de reparo aumentaram bastante: mais de 10%. Lavagem, seguro e óleo lubrificante também tiveram reajustes acima da inflação. A bateria não subiu tanto, mas o gerente da loja especializada em produtos automotivos, Marcos Jaime Gonçalves, lembra que no inverno ela acaba ficando mais cara.

“No inverno os carros tem de puxar mais energia, tendo um desgaste maior da bateria com consequência de a bateria perder a força. Isso gera uma nova aquisição de uma bateria melhor”, explica o subgerente Marcos Jaime Gonçalves.

Em São Paulo, é praticamente impossível circular pela cidade sem precisar de um estacionamento. Com a falta de espaço, os preços sempre foram salgados e no último ano subiram mais de 15% na média nacional. Se apesar do aumento dos custos telespectadores ainda não desistiram de comprar um carro, a boa notícia é que tanto novos quanto usados estão um pouco mais em conta.

As medidas do governo para desacelerar a economia esfriaram as vendas de automóveis.
Em uma loja, o movimento diminuiu 30%. “É a lei da oferta e da procura. Então, a gente tem reduzido preço para realizar a venda”, comenta um funcionário da loja.

O preço do carro usado caiu cerca de 3%. Já os automóveis novos ficaram só um pouco mais baratos, cerca de 1%. A pesquisa também mostrou que os gastos com um veículo próprio podem consumir cerca de 7% do orçamento familiar

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.