Brasileiros trocam cheques por cartão na hora das compras
É cada vez mais difícil observar no comércio consumidores utilizando cheques na hora das compras. Segundo Banco Central, o pagamento com cheques no Brasil caiu em 7,11% em 2010, enquanto a utilização de cartões elevou em 23%. O aumento do uso dos cartões de crédito é um dos fatores que contribui para essa queda no uso do cheque, mas as duas formas de pagamento exigem muitos cuidados.
Em muitas lojas a maioria das compras é feita com cartões de crédito e cheques, mas o gerente de loja Paulo Roberto Pereira afirma que o cartão de crédito é o mais utilizado. “O faturamento hoje, em termos de cartão, é de 95%. Já em termo de cheque é de 5%”, afirma.
A atendente Emanuela Paes prefere usar o cheque para realizar seus pagamentos. Recentemente ela foi vítima de clonagem. “Eu fui até o banco e informei o que aconteceu, o gerente foi super simpático e me falou que é mais comum do que eu pensava e que estava acontecendo bastante isso”, conta.
O uso de cartões e cheques em compras oferece comodidade, de acordo com a economista Eliane Alves. Ela dá dicas sobre como ficar atento para não cair em armadilhas: “Quando usar o cartão é importante acompanhar a efetivação da compra. Com relação ao cheque, tem que ter o cuidado de cruzar, colocar nominal, para que se possa ter uma segurança de que o cheque só será descontado se for depositado, para que no caso de um extravio você possa reportar ao banco”, explica.
A economista também recomenda que se tenha cautela na hora de parcelar a compra. “O parcelamento deve ser muito planejado, seja no cheque ou no cartão, para que você não precise fazer uso do valor do cheque especial para cobrir o cheque no dia do pagamento nem ter que pagar o mínimo do cartão”, destaca.
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário