Campanha contra Agrotóxicos e Pela Vida será lançada em Juazeiro
Mais de 20 entidades locais – movimentos sociais, associações, entidades estudantis e organizações não-governamentais – se reuniram em torno da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que será lançada na próxima sexta-feira (29), às 9h30, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro. A iniciativa pretende fortalecer a atuação do Comitê Regional da Campanha, ampliando o debate sobre os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e consumidores, além de denunciar a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos.
“O uso dos venenos nas lavouras aqui no Vale do São Francisco se tornou uma prática comum, mas está ficando insustentável pela resistência das ‘pragas’. Na fruticultura, cada vez mais se aumenta a dosagem dos venenos. E, quanto mais veneno se aplica, mais aparecem doenças e óbitos sem explicação das causas”, afirma a Coordenadora Regional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Jozelita Tavares.
De acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola, mais de um milhão de toneladas (o equivalente a mais de 1 bilhão de litros) de venenos foram jogadas nas lavouras em 2009, consagrando o Brasil com o título de campeão mundial no consumo de agrotóxicos.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário