Campanha do Desarmamento: Policia Federal de Salgueiro recebe apenas 1 arma por mês
A Polícia Federal quer incentivar a uma maior participação da população na nova versão da Campanha do Desarmamento, iniciada no último mês de maio. A campanha – que tem como objetivo reduzir o número de armas de fogo em posse da população civil – estimula a população a entregar espontaneamente suas armas, com o pagamento de R$ 100 a R$ 300,00 por arma.
Mas no Sertão Central de Pernambuco, apesar do incentivo, um número reduzido de cidadãos compareceram à Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro para de, bom grado, abrir mão do uso de armas. Segundo gestor da unidade, o Delegado Cristiano Oliveira Rocha, desde o reinício da campanha apenas 4 armas foram entregues.
“A população aqui do sertão, talvez por desconhecimento ou por questões culturais mesmo, ainda não aderiu maciçamente à campanha como em outros locais do estado. Aqui na Delegacia de Salgueiro nós cobrimos 39 municípios, de Custódia até Araripina, e a gente tem percebido que as pessoas não estão vindo entregar as armas. Seria bom que essas armas fossem entregues, devido ao risco que elas podem causar a sociedade”, ressaltou.
Como o porte de arma é crime previsto no Código Penal, antes de se dirigir à Policia Federal para fazer a entrega da arma, o cidadão precisa emitir uma guia de trânsito – que pode ser emitida no site da Polícia Federal – www.dpf.gov.br.
Cristiano Rocha orienta aos interessados em participar da campanha a observar alguns detalhes no ato do preenchimento da autorização. “É obrigatório identificar a arma. Além disso é preciso especificar o dia em e o local onde ele irá entregar. Isso pode ser feito em Salgueiro, Juazeiro da Bahia ou Juazeiro do Norte. Aí então ele imprime e pode levar a arma de sem munição, a munição ele deve levar separadamente. A arma deve estar embalada, assim, caso seja abordado em blitz policial, é só apresentar a guia comprovando o motivo pelo qual a pessoa esta transportando aquela arma”, explicou.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário