Campanha intensifica fiscalização de comércio ilegal de madeira para fogueiras

Foto: Repriodução/TV Globo

Não apenas de quadrilhas e comidas típicas vive o São João de Pernambuco: a festa junina não fica completa sem as fogueiras. O problema é que há pessoas vendendo madeira sem se preocupar com o meio ambiente. Por isso, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) lança nesta segunda-feira (20) a campanha “Madeira Legal” para combater o comércio ilegal de madeira.

O diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel , explica qual é o objetivo da campanha, que será realizada principalmente na Região Metropolitana do Recife e no Agreste. “A fiscalização é intensificada para que não haja o corte da madeira nativa, para que haja uma preservação, e estimulando que seja utilizado madeira de poda, resto de construção, resto de serraria para que não se perca essa importante tradição de queimar a fogueira no São João”, diz.

Hélio Gurgel cita exemplos da madeira que não pode ser vendida nesta época do ano para a fogueira de São João. “É a madeira nativa, oriunda tanto da Mata Atlântica e também da caatinga, porque esta é protegida legalmente e é a que a gente quer preservar para que Pernambuco mantenha a sua preservação ambiental. São as conhecidas madeiras de lei, como o ipê e a embaúba. Essas, a gente não permite o corte”, conta o diretor-presidente.

Na campanha, os fiscais da CPRH vão autuar os infratores e distribuir um folder educativo alertando a população para a importância de se exigir a apresentação do Documento de Origem Florestal (DOF) e da nota fiscal na hora de comprar a lenha. Esses documentos comprovam a autorização de corte, transporte e comercialização da madeira.

FOGUEIRAS X OLHOS
A fumaça e as cinzas das fogueiras e também dos fogos podem irritar os olhos. Para aproveitar a festa de São João e São Pedro sem nenhum contratempo ou problema mais grave, é bom se prevenir. Quem brinca com fogos pode se machucar, pois faíscas podem bater na córnea e arranhá-la.

O médico Vasco Bravo Filho, que trabalha na Fundação Altino Ventura, explica porque os olhos ficam vermelhos quando em contato com a fumaça ou os fogos.

“A área que fica vermelha é a conjuntiva, uma das membranas do globo ocular. Quando tem o contato com a fumaça, vai ter essa irritação e pode até vir a ter um lacrimejamento e um incômodo semelhante a uma conjuntivite, mas que é preciso examinar para descartar qualquer outra coisa. A faísca pode bater em qualquer local. Quando ela bate na córnea, que é onde ela pode vir a causar um estrago maior, é justamente na frente da parte colorida do olho, que é a íris. Batendo na córnea, ela pode causar desde uma simples abrasão, que é só uma queimadura leve, mas, se forem fogos mais potentes, pode até causar uma perfuração ou um corte no olho”, diz.

Ele conta o que as pessoas devem fazer nesses casos: “Elas precisam procurar um serviço de urgência oftalmológico para descartar qualquer corte porque, se tiver algum corte ou alguma coisa mais grave, esse paciente precisa ser operado para evitar que ele venha perder o globo ocular ou pela própria infecção ou pelo próprio trauma”.

No caso da irritação nos olhos ocasionada pela fumaça, os danos não menores. “Normalmente, se for só a fumaça, ela vai causar só um incômodo semelhante a uma alergia, mas nada mais grave”, diz o médico.

Vasco Bravo Filho dá algumas dicas para se prevenir nesta época de festas juninas: “Em relação aos fogos, óculos de sol vão ajudar para evitar que caia diretamente nos olhos. Já em relação à fumaça, infelizmente não há muito o que fazer. O ideal era evitar o ambiente com fumaça, mas, como isso é muito difícil, deve-se evitar coçar os olhos e procurar um oftalmologista para ele passar um lubrificante ou uma medicação”.

O médico lembra também que, a partir do dia 1º de julho, a marcação de consultas para a Fundação Altino Ventura vai ser feita exclusivamente pelo telefone. O número é 3081-3030.

Fonte: pe360graus.globo.com

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.