Campus da UFPE, no Recife, recebe 900 armadilhas contra a dengue

Novecentas ovitrampas – armadilhas de combate ao mosquito da dengue – serão instaladas, nesta terça-feira (18), nos 30 prédios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife. A iniciativa atende ao projeto Zerando a Dengue, da UFPE, em parceria com o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz) e a Prefeitura do município.

As ovitrampas foram confeccionadas pelos agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde, nas instalações do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), que funciona no bairro de Peixinhos, em Olinda. Elas serão encaminhadas para a instalação no campus com a ajuda de profissionais do órgão, além de voluntários da universidade.

Ao todo, 32 agentes orientarão sobre a instalação e manutenção das ovitrampas, assim como o período para o recolhimento dos ovos do mosquito. A estimativa é que as armadilhas sejam utilizadas por um período de dois anos.

“O objetivo é reduzir a infestação do Aedes aegypti no campus, que é um lugar estratégico para a proliferação do mosquito, já que tem muitas plantas e recipientes com água parada, como os copos deixados pelos estudantes”, disse a gerente de Riscos Ambientais Biológicos do Programa de Saúde Ambiental do Recife, Iara Duarte.

Durante este período, a cada dois meses serão feitas as manutenções, nas quais os agentes visitarão a instituição para trocar os tecidos que armazenarão os ovos nas armadilhas de controle. Esse material será incinerado para que não haja o risco de serem descartados no meio ambiente e os ovos eclodam, evoluindo para o estágio do mosquito.

Monitoramento
A primeira etapa deste projeto foi realizada no último dia 30 de setembro, quando foram instaladas pelo Aggeu Magalhães 90 ovitrampas de monitoramento. Esta armadilha conta com palhetas semi-submersas em seu interior, cujo objetivo é recolher e contar a quantidade de ovos de Aedes através do Sistema de Digitalização de Palhetas (SDP), desenvolvido pela UFPE.

De acordo com os organizadores do programa Zerando a Dengue, a ideia é mobilizar a comunidade universitária a participar das atividades de vigilância contra a propagação da doença, integrando-os à Rede Sentinela. Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos podem se envolver nas ações de educação ambiental, de fiscalização das armadilhas sentinelas e na atuação como voluntário para apoio à rede.

Dengue
Até o dia 13 de outubro, foram notificados 5.115 casos de dengue no Recife. No mesmo período de 2010, o número era de 14.441, ou seja, foi observada uma redução 64,6%.

Dos casos registrados, 2.420 foram confirmados com dengue clássica, 34 do tipo hemorrágica e 85 com outras complicações.

Na semana passada, o Ministério da Saúde apresentou um conjunto de ações estratégicas para enfrentamento da dengue neste verão. Entre as medidas está o incentivo aos municípios que cumprirem metas de prevenção e controle, bem como a utilização das redes sociais como ferramenta de alerta.

Este ano será ampliada a realização do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti), que atingirá 556 municípios.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.