Canal do sertão pernambucano: agora uma realidade

Deputado Federal Gonzaga Patriota

Quando ainda menino, morando em Salgueiro, eu ouvia falar em duas coisas que me enchiam os olhos de alegria e o coração de esperança. Uma era a chamada Universidade Federal de Petrolina, e a outra, o Canal do Sertão, que traria água do Rio São Francisco para irrigar as terras de Casa Nova, na Bahia e, de mais de uma dúzia de municípios do sertão pernambucano, até chegar a Salgueiro, terra que me adotou e que amo.

O tempo passou, e somente depois da virada do século XX, depois de muita luta, discussões e negociações com os Estados da Bahia, do Piauí e de Pernambuco, é que, no Congresso Nacional, conseguimos aprovar essa tão importante Universidade, apenas mudando o seu nome para Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF.

O combate à pobreza, a geração de empregos e a distribuição de renda de uma região, não podem prescindir das ações ligadas à agricultura. A irrigação é uma das mais efetivas ações desse processo, e, ainda, o aumento da oferta de alimentos e preços menores daqueles produzidos nas áreas não irrigadas, bem como o aumento substancial da produtividade dos fatores, terra e trabalho.

Mesmo com essas vantagens, a área irrigada per capta do Brasil ainda é uma das mais baixas do mundo.

Detentor do mais alto índice de água do planeta, e, mesmo com pouquíssimas áreas irrigadas, o Brasil emprega mais de 500 mil trabalhadores e arrecada meio milhão de reais de impostos todos os anos, nesse setor.

Com a vinda da Presidente Dilma Rousseff ao Submédio São Francisco (Juazeiro e Petrolina), o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, conhecedor dos problemas da região, conseguiu incluir no PAC – Programa de Aceleração do crescimento II, os recursos para a construção de 750 mil cisternas para os pequenos agricultores em áreas de sequeiro e, ainda, a elaboração do projeto e construção desse velho Canal do Sertão de Pernambuco que poderá se arrastar ainda por mais de 10 anos.

O Canal do Sertão vai contemplar atividades estruturadoras em 16 municípios pernambucanos – Petrolina, Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Trindade, Araripina, Bodocó Ipubi, Granito, Exu, Moreilândia, Serrita, Cedro e Parnamirim e ainda podendo atender Verdejante e Salgueiro a pedido deste jornalista e político.  

GONZAGA PATRIOTA, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista, pós graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.