Caruaru lidera ranking do Agreste em denúncias por poluição sonora
Caruaru está em primeiro lugar na lista das cidades do Agreste de Pernambuco que registram o maior número de denúncias contra a poluição sonora, de acordo com dados são do Disque Denúncia. De janeiro a julho deste ano, foram registradas 633 queixas, contra apenas 28 reclamações em Cupira, município que está em segundo lugar.
“O número expressivo de informações sobre poluição sonora em Caruaru se deve ao desenvolvimento da cidade e ao número de veículos que circulam por ela”, acredita Carmela Galindo coordenadora do Disque Denúncia.
As principais denúncias dizem respeito ao volume excessivos vindo de aparelhos de som em carros parados na rua, durante a noite. Quem responde pela fiscalização é a Vigilância de Saúde. “Nós temos dois decibelímetros na Secretaria [de Saúde], aparelho que mede a pressão sonora, a quantidade de ondas sonoras que aquela fonte está emitindo. Isso nos dá os parâmetros para que as pessoas sigam a legislação existente”, diz Paulo Florêncio diretor da Vigilância de Saúde.
O pátio da 2ª Delegacia da cidade está tomado por equipamentos de som. “É muito comum as pessoas andarem com a mala do veículo aberta, o som alto, e isso implica numa contravenção penal, perturbando o sossego da coletividade. Podemos apreender o veículo e o som, dá multa, e esse som será entregue ao Poder Judiciário”, afirma o delegado Diogo Faria.
Quem se sentir incomodado por causa de som alto deve ligar para o Disque Denúncia: no Agreste, o número é (81) 3719-4545; no Recife e Região Metropolitana, (81) 3421-9595; ou entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190.
Fonte: pe360graus.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário