Caruaru realiza a posse do Conselho Municipal da Mulher
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Secretaria Especial da Mulher realiza, na próxima quarta-feira (23), a posse do Conselho Municipal da Mulher para a gestão de 2011-2013. O momento vem consolidar o diálogo estabelecido pela secretaria com a mulher caruaruense e tem por objetivo fiscalizar e propor políticas públicas para a população feminina. O evento será realizado na Câmara de Vereadores ás 19 h.
Após a realização de nove pré- conferências, sendo quatro na Zona Rural, quatro na Zona Urbana e uma com as servidoras municipais. A população feminina pode eleger a delegação caruaruense para a III Conferência Estadual da Mulher e as componentes do Conselho Municipal. Durante as ocasiões, propostas foram aprovadas com a meta de garantir a autonomia feminina, entre elas estão: a ampliação do número de creches públicas no município, com extensão para a zona rural e funcionamento diurno e noturno, bem como dos cursos de alfabetização, em diversos turnos, para atingir todos os bairros da Zona Urbana e distritos da Zona Rural.
Entre as propostas está também a criação de cursos profissionalizantes em horários acessíveis para mulheres nos bairros e comunidades da zona rural e urbana, utilizando parcerias com o Sistema S, estabelecido pela Constituição Brasileira para auxiliar os interesses profissionais dos cidadãos, e outros institutos e cadastrando-as em agências de emprego.
A solenidade do próximo dia 23 confirma o compromisso assumido por 30 mulheres para representarem a população feminina local. Dessas, 20 são responsáveis pela sociedade civil e 10 pela administração municipal. No momento da posse, os perfis das participantes também serão divulgados. O Conselho Municipal da Mulher defende a democracia participativa e garante que o público feminino apresente as demandas do grupo, construam propostas e observem de perto as ações públicas que são destinadas a elas.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Prticipei de uma das Conferências, é um olhar diferente em relaçao as desigualdades de gênero. Caruaru precisa também de um presídio feminino. Onde as presas ficam em buique, distante para as famílias visitarem. Já existe um abandono muito grande com as detentas e a distancia agrava.