Caruaru: TRE amplia serviço para eleitor se recadastrar
A nova sede da Central de Atendimento ao Eleitor de Caruaru, no Agreste, foi inaugurada ontem, com a presença o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Ricardo Paes Barreto. A Capital do Agreste é uma das que passa pelo recadastramento biométrico para as eleições 2012. Com a nova central, os atendimentos devem aumentar de 380 por dia para cerca de 1.200. Com esse novo ritmo, a estimativa do TRE é que os cerca de 200 mil eleitores do município sejam recadastrados até a data limite fixada, em 19 de dezembro.
O atendimento é realizado em um espaço anexo ao Fórum Eleitoral da cidade, no bairro Mauricio da Nassau. Houve incremento no número de servidores e os guichês passaram a ser 25. “Passamos do sistema unitário para o coletivo. Antes, apenas um servidor atendia o eleitor que procurava o recadastramento ou o primeiro cadastro, hoje o atendimento foi dividido em etapas, o que dá maior velocidade ao processo”, disse o desembargador.
Os eleitores que forem até o local passam primeiro por uma triagem, em seguida é direcionado para foto e digitalização e, ao final do procedimento, recebe o titulo em outro guichê. “Isso garante uma redução da metade do tempo”, frisou Paes Barreto. Segundo o presidente do TRE, os dados mais recentes mostram que apenas 10% dos caruaruenses foram recadastrados.
Outras novidades no atendimento são os horários. Anteriormente, o serviço começava apenas às 13h, agora serão de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O desembargador também anunciou que, a partir de setembro, estão sendo avaliadas operações de plantão para garantir o voto de toda a população. Junto com a prefeitura da cidade, está sendo estudada uma linha de ônibus que possa facilitar a chegada até o Fórum Eleitoral e um serviço de transporte da zona rural até o local de recadastro.
Serviço
Os documentos necessários para o recadastramento biométrico são: o título de eleitor, comprovante de residência com data entre março e dezembro de 2010 e um documento com foto. O eleitor não paga nada.
Por Renata Coutinho, de Regional
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
agendamento está dando não disponível. o que devo fazer?
quero me cadastrar pela intern