Casos de depressão aumentam no Sertão de Pernambuco

Depois de cinco dias visitando 52 cidades do Sertão do Estado, a Caravana do Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e do Sindicato dos Médicos (Simepe) reafirmou problemas antigos e mostrou mazelas recentes daquela região. Durante a expedição, evidenciou-se, entre outros obstáculos, a antiga falta d’água, a escalada da violência contra as mulheres e a precariedade do serviço de saúde. Foi constatado, também, o aumento do número de pessoas vítimas da depressão. Fato novo e problemático, pois falta especialista para tratar essa doença nas clínicas sertanejas. Após essas verificações, relatórios serão entregues aos órgãos públicos competentes para que melhorias possam ser feitas. “O objetivo é contribuir para o crescimento do Estado em vários aspectos”, disse o presidente do Simepe, Silvio Rodrigues.

Durante a conversa com a população dos municípios visitados, os médicos questionaram a nota, de zero a dez, que ela era capaz de dar aos serviços públicos que recebem, como, por exemplo, saúde, educação e coleta de lixo. O resultado da avaliação ficou quase na média: 5,4. Em meio a tantos problemas, uma constatação positiva foi feita: o povo não fica mais calado diante da má administração. “O cidadão está mais consciente dos seus direitos e já questiona os problemas e suas possíveis soluções. No entanto, ainda é preciso caminhar muito nesse sentido”, analisou a diretora do Simepe, Rafaela Pacheco.

Outro ponto alarmante apresentado pelo Cremepe/Simepe, ontem, à Imprensa, é a falta de assistência aos dependentes químicos no Sertão. “Em 2005, na primeira Caravana, constatamos a chegada do crack naquela região. Agora, o problema é real e tem seus agravantes, entre eles o surgimento do oxi e a falta de cuidado com os viciados. Em Cabrobró, há crianças de 8 anos dependentes desse entorpecente”, disse o médico André Longo. A situação em Ibimirim também não é diferente, de acordo com a médica Carla Bezerra. “Duas crianças foram assassinadas em Ibimirim. No bolso delas, foram encontradas pedras de crack”, relatou.

Além do sofrimento dos jovens, que se envolvem com as drogas, a Caravana descobriu irregularidades dentro de unidades de saúde. “Em Moreilandia, por exemplo, a sala de parto foi transferida para um cômodo do setor administrativo do hospital, que não tinha a menor condição de funcionar. Conversamos com a secretária de saúde de lá e ela se comprometeu a solucionar o problema”, explicou a presidente do Cremepe, Helena Carneiro Leão. Os relatórios com todos esses problema listados pela Caravana estarão disponíveis no site do Cremepe nos próximos dias e podem ser acessados pelos municípios interessados. “Diferentemente do ano passado, quando as prefeituras pre­cisaram solicitar o documen­to, este ano, ele ficará disponível na internet”, garantiu.

Fonte: Folha de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.