Celpe intensifica ações de cobrança em Pernambuco
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulgou o balanço das ações de cobrança e cortes realizadas no estado. No mês de setembro, a concessionária realizou mais de 55 mil cortes no fornecimento de energia dos consumidores com faturas em aberto. Além disso, cerca de 120 mil devedores tiveram o nome negativado no Serasa e mais de 300 mil, no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
De acordo com a companhia, o grande número se deve à redução do prazo de suspensão do fornecimento de energia em casos de inadimplência, estabelecido pela Resolução Aneel Nº 414/2010. Em vigor desde março passado, a nova determinação preconiza a realização do corte antes de decorrido período de 90 dias do vencimento da fatura.
Apesar de setembro ter alcançado o maior número de cortes do ano, a análise dos últimos meses mostra que a concessionária vem ampliando o combate à inadimplência. Em julho, cerca de 30 mil clientes tiveram o fornecimento de energia cortado. Em agosto foram mais de 45 mil.
Segundo a Celpe, o corte de energia por falta de pagamento é o último recurso empregado para inibir a inadimplência. O cliente primeiro recebe o aviso de débito há pelo menos 15 dias. Caso a fatura permaneça em aberto, a companhia executa a interrupção do fornecimento. O restabelecimento da energia apenas ocorre após o pagamento dos débitos.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário