Cinquenta anos da renúncia de Jânio Quadros

Ainda criança, nas caatingas do sertão pernambucano, ouvia do meu pai: “um presidente como este nunca deveria deixar o governo”… “JK está construindo muitos açudes e barragens no nordeste brasileiro”… “Juscelino inaugurou a Capital da República, Brasília”… “o trem do Recife está chegando a Salgueiro”… “a SUDENE está abrindo indústrias no Nordeste”, e coisas assim.

Antes de chegar à campanha das eleições nacionais de 1960, para o sucessor desse grande Presidente, esses e muitos outros elogios a Juscelino Kubitschek eram repetidos em todas as esquinas, por onde a gente passava.

Na campanha eleitoral, de um lado, o equilíbrio do candidato da sucessão de Juscelino Kubitschek, o marechal Henrique Teixeira Lott, do outro, ganha às ruas, a candidatura de Jânio Quadros, sul matogrossense que com menos de 40 anos de idade, em apenas 13 desses anos, conseguiu se eleger Deputado Estadual, Prefeito e Governador de São Paulo, Deputado Federal e Presidente da República, em campanhas que se apresentava como o “faxineiro da corrupção, varredor da bandalheira e engaiolador de corruptos”.

Mesmo sendo essa campanha para Presidente da República ainda tímida e sem muita crença, Jânio montou através de uma extraordinária mídia, divulgada e ensaiada, nas periferias das cidades, em organizações de estudantes, de trabalhadores, de empregadas domésticas, contando, ainda, com políticos de oposição à JK, e, principalmente animada pelo slogan: “A faxina, a limpeza, a vassoura!!” e, principalmente pelo histórico jingle “varre, varre, vassourinha, para alavancar sua marcha rumo ao Palácio do planalto, construído por Juscelino Kubitschek.

Ao trocar Juscelino Kubitschek, homem equilibrado, visionista, trabalhador, risonho, respeitado, tolerante, generoso e acima de tudo mineiro, por Jânio Quadros, o país pagou um preço muito alto.

 Homem genioso, inconstante, autoritário, egoísta, instável, e grosso, que, em 200 dias de governo desmantelou o Estatuto do Servidor Público, reduziu o orçamento das forças armadas, combateu o monopólio, desvalorizou a moeda, autorizou relações diplomáticas com a então União Soviética, condecorou Che Guevara e aproximou o Brasil de Cuba. Contra a vontade dos Estados Unidos, tabelou alimentos, proibiu o uso de maiô em áreas de lazer, briga de galo, corrida de cavalo, jogou o Exército em cima de estudantes em greve, no Recife, brigou com Deputados e Senadores e praticou uma série de outros devaneios.

Hoje, 25 de agosto, 50 anos da renúncia de Jânio Quadros, através de um ato irresponsável, que tirou o Brasil de uma pacífica democracia, para a terrível ditadura que afundou o país por mais de vinte anos, colocando-o nas trevas, na escuridão, no atraso, nas perseguições, mortes, torturas, corrupção, roubalheira e tantos outros atos insanos facilitados por esse ex-presidente. Os patriotas brasileiros continuam comemorando esse meio século da sua renúncia, Jânio da Silva Quadros, in-memória.                                                                                                                            

GONZAGA PATRIOTA, contador, advogado, administrador de empresas e jornalista, pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil pela Universidade Federal da Argentina.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

Acredito que houve um engano, quando o nobre deputado relata que o “combate ao monopólio” no governo de JÂNIO QUADROS fosse um ato nocivo. O monopólio no nosso país precisa ser banido,pois esse mal se estende por vários setores, deixando o cidadão mais pobre e o rico cada vez mais rico.

Um abraço.
Umberto Alves.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Atividades
Gonzaga Patriota intensifica agenda no recesso parlamentar para agradecer votos e escutar demandas

De vento em popa: o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) voltou a colocar os pés na estrada. O parlamentar está aproveitando o recesso para agradecer os votos recebidos nas últimas eleições. Neste quinta-feira (20), passou por Santa Maria da Boa Vista; Itacuruba; Floresta; Belém do São Francisco e Petrolina. Em Santa Maria da Boa Vista, Patriota se reuniu com os ex-prefeitos Rogério Júnior e Eliane Costa e com o atual Humberto Mendes. Na ocasião, se colocou à disposição para continuar ajudando o município com suas emendas. Em seguida, Gonzaga Patriota, juntamente com o deputado estadual Rodrigo Novaes, recebeu o título de cidadão de Itacuruba. O objetivo foi reconhecer os relevantes serviços prestados por Patriota ao município e pela sua atuação exemplar na vida pública. Dando continuidade aos compromissos, o socialista passou por Floresta e, ao lado de Sandro de Pocinhos, agradeceu os votos recebidos nessa localidade. Após, seguiu para Belém do São Francisco onde participou de uma reunião com os vereadores Joselito Nogueira e Dorgival do Riacho Pequeno; o líder político Dr. Luiz Henrique, médico de Salgueiro do Hospital Pronto Socorro São Francisco, vários empresários e gerentes dos bancos instalados na cidade. O intuito do encontro foi solicitar o empenho do deputado para conseguir a pavimentação da PE que liga Belém do São Francisco ao Trevo do Ibó, ao todo são 40 km de estrada. O socialista informou que vai trabalhar para atender essa demanda e tentar conseguir uma emenda de bancada. Nesse trecho se encontra a Agrodan, a maior exportadora de mangas do Brasil e a segunda maior do mundo. Encerrando as atividades do dia, Patriota participou da confraternização da Gerência Regional de Educação (GRE). A festa aconteceu no Restaurante da orla de Petrolina e serviu para reunir todos os gestores e professores das escolas do Submédio do São Francisco, sob gerência da professora Anete Ferraz. Neste ato, Patriota registrou que Pernambuco é o Estado com a maior educação do país.

Atividades
Gonzaga Patriota será o entrevistado do Programa Palavra Aberta

Na próxima segunda-feira (17), o deputado federal Gonzaga Patriota estará participando do programa Palavra Aberta, na TV Câmara, às 07h30. Na ocasião, o parlamentar irá relembrar os 30 anos da Constituição Brasileira. Palavra Aberta O Palavra Aberta é o espaço em que o parlamentar expõe suas ideias, fala de propostas que tramitam no Congresso Nacional e presta contas de sua atuação como deputado. O programa dá uma ampla visão da diversidade de temas que são tratados no parlamento brasileiro. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara. segunda a sexta, às 7h30 e às 8h. Reprises: segunda a domingo, às 13h30 e segunda a sexta 21h.

Atividades
Gonzaga Patriota recebe maior honraria da Marinha do Brasil

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) recebeu, nesta quinta-feira (13), a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. Nesta data, comemora-se o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira. Por isso, é celebrado também o Dia do Marinheiro. As medalhas foram destinadas a congratular aqueles que, de alguma maneira, tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. A comenda foi criada em 1957. Além de Gonzaga Patriota, outras personalidades civis e militares, além de instituições, foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré. A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.