Cisternas do “Água Para Todos” já garantem água para famílias em Itamotinga
As cisternas de captação de água para consumo humano construídas pela SAET – Sociedade de Ações Educativas Sociais e Tecnológicas, no Distrito Itamotinga já possibilitam que algumas pessoas tenham água limpa perto de casa. É o caso da família de Gerson Torres, 38, que teve a satisfação de ver a cisterna cheia logo após a construção, viabilizada através de uma parceria entre os governos federal e estadual.
Ele relata que a água “é de qualidade. Não tem água de melhor qualidade do que a água que vem da chuva. É uma água sadia, não tem sujeira nenhuma”, garante. Gerson, diz que já consegue notar a melhoria na saúde de sua família e atribui isso a água que bebe hoje. Mas nem sempre foi assim. Ele conta que há pouco tempo ainda bebia água de barreiro e quando já não tinha mais como conseguir o líquido nesses locais, recorriam as cacimbas, que na região têm água com alto teor de salinidade.
Além da melhoria na saúde da família, Gerson aponta ainda outra vantagem: a redução do tempo gasto para adquirir água para beber. “No dia que era pra pegar água eu gastava o dia todinho” é assim que o agricultor expressa em palavras seu sofrimento semanal. Ele complementa dizendo que “tinha que apelar para as carroças de burro, por que a água era longe. Tinha que ir nas carroças de burro, botar dois, três tambores em cima, por que na cabeça não tinha quem aguentasse a distância” detalha o agricultor. Segundo Gerson, a água obtida dessa maneira tinha várias finalidades, inclusive beber e cozinhar. Com a cisterna Gerson só tem que se preocupar com a água para banho e uso doméstico.
Cuidar da água é responsabilidade de todos, e Gerson não foge a essa obrigação.
Ele põe em prática ensinamentos valiosos, repassados durante capacitação em gerenciamento de recursos hídricos. O agricultor fala que as pessoas têm curiosidade de ver a bomba da cisterna funcionando, mas ele relata que costuma impedir que as pessoas usem o equipamento desnecessariamente, pois segundo ele não se pode “desperdiçar sequer uma gota d’água”.
Texto: Álvaro Luiz
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário