Classe C já é 52% da população: Pesquisa mostra que casa própria é maior desejo de aquisição

Após diversas medidas adotadas pelo governo para aumentar o poder de compra dos brasileiros, especialistas percebem forte migração da classe D para a C. Tanto é que, hoje, boa parte da população – antes sem poder de compra – passou a ter acesso a uma melhor qualidade de vida. De acordo com o gerente de Pesquisa de Opinião da Empresa de Pesquisas Técnicas Ltda (Exatta), João Matos, atualmente, a classe C corresponde a mais de 52% de toda a população. Há 13 anos, em Pernambuco, a classe A correspondia a 20%; a C, 30%.

“Está provado estatisticamente que a casa própria é o maior desejo dessas pessoas. A classe C cresceu tan­to que já representa mais da metade da parcela de consumidores. Então, o grande desafio dos empreendimentos é atender à demanda dessa classe. Hoje, todo mundo tem um carro, casa própria, viaja de avião em voos domésticos e internacionais, tudo isso é muito notório”, comentou o diretor da Exatta, Tonico Araújo. Recentemente, a Folha de Pernambuco fechou parceria com a empresa de pesquisa. A  partir de agora, a Exatta será a responsável por todas as pesquisas do jornal, no que se refere a questões internas, de mercado, política eleitoral, poder de compra da população, de mobilidade, entre outras.

Segundo Araújo, agora a empresa está empenhada em traçar os planos a serem executados com a parceria. “Vamos trabalhar em cima de questões internas como, por exemplo, como os leitores avaliam o jornal, o que precisa melhorar e qual o perfil do leitor do impresso e do online são algumas das possibilidades. Podemos fazer levantamentos sobre a mobilidade, gastos com cartões de crédito, pesquisas políticas e outras. Dessa forma fica mais fácil atender ao leitor”, explicou.

Ainda de a­cordo com A­raú­jo, na atual situação econômica do País, quem manda é a classe C. “Quem controla o mercado e quem consome mais é a classe C, então temos que ouvi-la. E, no caso da Folha, o número de leitores dessa classe social expandiu e, sem dúvidas, embora este seja o público do jornal, é preciso estudar o assunto”, declarou.

Segundo Matos, quando a Folha entrou no mercado “acabou assustando a concorrência pela popularidade”. “Os empresários, inclusive, passaram a ler mais esse jornal porque quando chegavam em seus escritórios todos os seus funcionários, de menor poder aquisitivo, compravam a Folha e se inteiravam de tudo. Além disso, há 13 anos a classe C só representava 30%, o que era pouco em comparação aos mais de 52% de hoje. Quanto mais você conhece esse leitor, melhor fica a comunicação. E a pesquisa ajuda a dar lastro na comunicação”, argumentou.

A Exatta foi eleita no mês passado a maior das regiões Norte, Nordeste e Sul na categoria faturamento anual pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep), que agrega cer­ca de 200 grandes empreendimentos do ramo. E, recentemente, a empresa ganhou a licitação para fazer pesquisas de avaliação dos serviços da Companhia Paranaense de Energia (Co­pel). Os critérios pa­ra a contratação foram com base na técnica oferecida pela empresa e quem apresentava melhor preço. “Conseguimos vencer porque o que pesou, para nós, foi a técnica em fazer pesquisas”, enfatizou Araújo.

Fonte: Folha de Pernambuco

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.