O consumidor nordestino de baixa renda está diversificando o carrinho de compras e adquirindo produtos de maior valor agregado. Também é a população das classes D e E que está puxando o consumo de bens não duráveis na região, enquanto a classe C supera esse patamar e vai em busca do sonho do carro, da casa e dos eletroeletrônicos. O resultado está na pesquisa Nordeste – Ações vencedoras diante dos novos cenários de consumo apresentada, ontem, pela Nielsen à imprensa e ao mercado local.

Apesar da desaceleração no ritmo da economia, no primeiro semestre deste ano, o Brasil ainda apresentou crescimento de 3,7% no consumo, enquanto o Nordeste ficou quase equivalente, com taxa de 3,5%. Em igual período de 2010, as médias tinhas sido de 4,1% e 6,2%, respectivamente. Segundo o diretor comercial da Nielsen, Mário Ruggiero, a expansão do consumo no Nordeste foi impulsionada, principalmente, pelos consumidores das classes D e E em função da mudança de patamar de consumo da classe C.

“Dois fatores devem ter influenciado essa mudança. Um deles é a mudança de patamar da classe C, que superou as compras de bens não duráveis e passou a apostar nos duráveis. Por outro lado, esse consumo aumentou o grau de endividamento e comprometeu a renda dessa fatia da população”, acredita Ruggiero. O executivo destaca, ainda, que a baixa renda representa mais de 60% da população nordestina.

Outra novidade na pesquisa é o fato de as classes D e E estarem apostando na diversificação da cesta e na aquisição de produtos mais caros. Sucos prontos, bebidas a base de soja, extrato de tomate e água sanitária sem cloro (a exemplo da marca Vanish) passaram a entrar na lista de compras. “Houve uma diversificação e uma qualificação do consumo. Ao invés de comprar um refrigerante, ele leva um suco pronto”, observa o executivo de atendimento da Nielsen, Rodrigo Portela.

A pesquisa da Nielsen aponta que a mudança no hábito de consumo da baixa renda obrigou as empresas de atuação nacional a desenvolverem produtos específicos para a região, adotarem uma política de preço mais acessível e melhorarem a distribuição, na tentativa de fazer os produtos chegarem às prateleiras do pequeno varejo, principal canal de compra desse perfil de consumidor, com participação de 32% contra 28% do Brasil.

As marcas de baixo preço perderam espaço na cesta dos consumidores das classes D e E. Eles querem colocar no carrinho produtos de marca. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, produtos de higiene e para a casa estão entre as categorias onde estão adquirindo itens de maior valor agregado, com a compra de produtos de antes não entravam na cesta. No acaso de perecíveis, ainda persiste a compra de produtos mais baratos nas categorias de perecíveis (com destaque para iogurte), além de mercearia salgada e doce. “Isso porque são categorias onde eles ainda não se inseriam”, acredita Portela.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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