Codevasf comemora 37 anos de atuação
No sábado, 16 de julho, a Codevasf completou 37 anos de existência. Precedida pela Comissão do Vale do São Francisco e pela Superintendência do Vale do São Francisco, a Companhia tem sua história associada à importância do “Velho Chico” no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. A empresa, que já atuava nos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, a partir de 2000, teve sua área de atuação estendida para vale do Parnaíba e, no início de 2010, essa passou a incluir também os vales do Itapecuru e Mearim, no Maranhão.
Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a Codevasf direciona investimentos públicos para construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. Atualmente, a Companhia possui 25 perímetros públicos de irrigação instalados ao longo do vale do São Francisco, ocupando uma extensão de aproximadamente 125 mil hectares de área irrigada.
O vale é hoje um dos principais produtores do país de culturas de alto valor agregado, das quais as frutas são o carro-chefe e respondem por parcela significativa das exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. Dessa forma, a empresa investe na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, capacitação e treinamento de produtores rurais, bem como realiza pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais e proporciona a geração de emprego e renda.
Com relação às ações de revitalização das bacias, a Codevasf tem coordenado obras de contenção de encostas, recomposição de matas ciliares, implantação de sistemas de esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos nos estados onde atua. Esse é o Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba, que, entre 2007 e 2010, teve investimentos de R$ 2,7 bilhões por parte do governo federal. A esse programa, foi incorporado o “Água para Todos”, que tem a finalidade de levar água de qualidade para o consumo humano e uso na agropecuária em comunidades que estejam situadas até 15 quilômetros de distância das margens do Velho Chico.
Zilton César Ascom Codevasf 6 SR
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário