Com dinheiro no bolso, consumidor vai mais vezes ao supermercado

Foto/Google

O bom momento na economia fez o brasileiro mudar de hábito no supermercado. Os cardápios estão mais variados. Quem compra quer agora experimentar novas cores, novos sabores e temperos. As empresas também se movimentaram de olho nesse mercado e estão oferecendo mais produtos, mais surpresas e mais mimos para o consumidor.

O consumidor, com mais dinheiro no bolso, vai querer mais novidade. Tem gente indo para o supermercado com dois carrinhos: um para os produtos básicos e outro para essas guloseimas. As pesquisas confirmam que o brasileiro é o latino-americano mais disposto a experimentar novidades.

A cada compra, é uma surpresa. “Eu estou vendendo um café aromatizado, com sabores de amêndoas, trufas de chocolate, baunilha e nozes”, comenta a promotora de vendas Rita de Cássia Soares.

A diversificação dos produtos é uma resposta ao hábito do consumidor brasileiro, cada vez mais disposto a experimentar.

“Acima de 20% dos brasileiros querem novos produtos. Na América Latina, apenas 5% se interessam por novos produtos. Isso mostra como o brasileiro necessita e realmente quer mudança nos hábitos de consumo do dia a dia”, observa João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

Menos de cinco minutos depois de entrar no supermercado, eis a prova desta mudança de hábito. O aposentado Honório Francisco Coelho Neto anda com dois carrinhos. “Um carrinho é tradicional: os produtos como as frutas e folhas para a salada. Outro carrinho é para as novidades: para a bolacha nova e dos incrementos da feijoada”, conta.

Para atender à demanda, uma rede de supermercados do interior de São Paulo triplicou a variedade de alguns produtos. “O setor de condimentos e temperos teve um aumento superior a 200% nos últimos quatro anos. O setor de massas também teve um aumento de mais de 220% no tocante à diversidade de produtos”, diz o gerente de supermercado Valdir Aparecido Ferrari.

Dados da Associação Paulista de Supermercados mostram aumento também nas bebidas alcoólicas, sucos, produtos de limpeza e nos cosméticos. O motivo é a renda do brasileiro. Na rede de venda por atacado, a oferta de produtos dobrou nos últimos quatro anos, e o gerente percebeu que os consumidores estão mais exigentes.

“Se consumia muito sardinha antigamente. Hoje esse consumo caiu e aumentou o de atum”, diz o gerente de supermercado Mauro Antônio dos Santos.

Se depender do Seu Honório, a oferta de novidades só vai aumentar. “Aquilo que as pessoas ficam servindo e oferecendo é irresistível para mim. Eu provo e depois vou comprar”, comenta.

Com mais dinheiro no bolso, o brasileiro também está indo mais ao supermercado. Aquela compra grande, que era feita uma vez por mês, passou a ser feita a cada quinzena.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

 

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