Comércio abre 100 mil vagas para o Natal; veja onde está a sua
A temporada de empregos para o fim do ano já está aberta, e o comércio é o que vai contratar mais. A expectativa é de que shoppings, lojas e o tradicional comércio de rua abram mais de 102 mil vagas. A indústria deve ficar com outras 45 mil, de acordo com uma pesquisa feita pela Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário).
A pesquisa mostra que, no total, os dois setores devem chamar 147 mil trabalhadores temporários em todo o país. A boa notícia é que há oportunidades para todas as escolaridades, como afirma Jismália de Oliveira Alves, diretora de comunicação da associação.
– A indústria busca o profissional com conhecimento técnico, enquanto o comércio precisa pelo menos do primeiro grau completo. Para ambos, quanto mais conhecimento, melhor. E o importante é dizer que o temporário é a melhor oportunidade de primeiro emprego para os jovens, com pouca experiência. Em torno de 3 em cada 10 vagas têm chance de efetivação.
Ela diz que a indústria já preencheu quase todas as vagas, a fim de atender as encomendas das lojas pelos itens típicos de fim de ano. O comércio, por sua vez, deve abrir a temporada de contratações agora.
O comércio já está demandando trabalhadores. O ideal é começar a procurar já, entre o começo de setembro e de outubro. Na indústria, as pessoas já estão até empregadas por causa desse aumento da demanda, porque ela começa a contratar em junho e julho.
Das 147 mil vagas do país, 44.556 estão em São Paulo (ou 30% do total). Minas Gerais terá outras 16.538. Rio de Janeiro terá 11.201. O Sudeste todo abrirá 75.264 oportunidades.
Em seguida, aparece o Nordeste (28.739), com maior número de empregos temporários na Bahia e no Ceará. No Sul, há 26.460, com mais oportunidades no Rio Grande do Sul e no Paraná. O Centro-Oeste tem 9.379, com a maioria das vagas em Goiás e no Distrito Federal. No Norte, há 7.071, principalmente em Rondônia e Pará.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário