Conexão entre mãe e filho ajuda a identificar o significado dos choros

Hoje em dia, existem até aparelhos que ajudam a identificar a causa do choro do bebê, como a chamada “vovó eletrônica”, que diz se a criança está com fome, sono, estressada, entre outras coisas. No entanto, especialistas garantem: o convívio continua sendo a melhor maneira para quem deseja reconhecer os motivos do choro de uma criança.

Em tom de brincadeira, o pediatra Sylvio Renan diz que “um médico jamais aprendeu [a diferenciar os choros], mas as mães sabem muito bem”. Segundo o médico, o choro é natural, a única forma de expressão sonora que os pequenos conhecem, e pode ocorrer pelos mais variados motivos (frio, calor, cólica, fome, saudades, manha, angústia, medo, entre outros). E, se a mãe ou cuidadora quiser saber o que está acontecendo com a criança, é necessário estabelecer uma conexão com o pequeno.

“As mães, principalmente as que amamentam, com o tempo, desenvolvem uma noção e também sabem quando é um choro que merece preocupação, como os prantos abruptos, sem uma causa aparente ou aqueles que não param”, diz Renan. Para as mães que desejam criar esse tênue laço com os filhos, o especialista aconselha, na hora de amamentar, tirar a blusa e ainda deixar o bebê sem roupinha. A prática ainda serve para acalmar as crianças, que se sentem mais protegidas e próximas da mãe desta maneira.

“A criança que mama ao peito chora menos. Esse contato físico também serve de alimento psicológico e vai acalmar os bebês que sentem muita necessidade da presença da mãe”, diz Renan.

Mantenha a calma
Na hora do choro, é bastante comum as mães, principalmente as de primeira viagem, se desesperarem e logo ligarem para o pediatra ou até correrem para o médico. Todo esse cuidado é normal e, até certo ponto, saudável. Mas nem todo choro é motivo de preocupação, segundo a psicóloga Cynthia Boscovich, com especialidade em mães, bebês e gestantes. “Como a única forma de expressão que os pequenos conhecem é o choro, nem sempre eles estão lamentando porque as coisas não estão bem. Crianças podem chorar por manha, medo ou até por prazer e satisfação”, diz.

A psicóloga ainda recomenda que, na hora do berreiro, manter a calma é fundamental, pois as crianças percebem quando a mãe ou cuidadora se desespera. “Quando a mãe é ansiosa, o bebê, normalmente, também fica ansioso e angustiado. (…) Ele comunica algo e a mãe, que não consegue entender, vai ficando nervosa. Aí a criança capta essa sensação e não consegue ficar tranquila. A mãe tem que ficar serena para conseguir entender o que o bebê precisa.”

O pediatra Sylvio Renan também afirma que os pequenos, mais sensíveis que os adultos, captam a ansiedade da mãe, que é a sua principal fonte de segurança. “Para as crianças, a mãe é um porto seguro e, se ela se desesperar, elas podem captar isso através de odores, alteração da temperatura do corpo e até do gosto do leite, e vão ficar mais tensos ou com medo.”

Ainda segundo Cynthia, a ausência de choro também pode ser preocupante, uma vez que o bebê que chora se comunica e manifesta, de alguma forma, o que precisa. “Em geral, a criança que chora é mais saudável. Nem sempre não chorar quer dizer que esteja tudo bem; psiquicamente, esse bebê pode não estar bem. Também pode ser que não chore mais, porque desistiu de ser atendido.”

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.