Conselho Nacional de Justiça cobra mais vagas nos presídios do Estado

O relatório das inspeções carcerárias realizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Pernambuco questiona os itens do Pacto pela Vida – programa de segurança pública do governo do Estado – referentes ao sistema prisional. No programa, lançado em 2007, são prometidas mais de cinco mil vagas em unidades prisionais pernambucanas em quatro anos. Atualmente, o sistema penitenciário do Estado tem um déficit de 15 mil vagas.

A reportagem do Jornal do Commercio teve acesso nesta quarta-feira (23) ao relatório completo. No documento, o CNJ diz que nas duas inspeções realizadas no Estado – em 2009 e em agosto deste ano – não encontrou nenhuma das vagas prometidas.

“Decorridos os quatro anos do lançamento da proposta do governo estadual, durante as inspeções judiciais realizadas pelo mutirão carcerário em praticamente todo o Estado de Pernambuco, não foi encontrada nenhuma das 5.150 vagas previstas em 2007”, destaca o relatório.

No subprograma denominado de Sistema Prisional, o Pacto pela Vida prevê a criação de 800 vagas no segundo ano do programa, 1.200 no terceiro ano e 3.150 no quarto.

O CNJ também levanta a questão da construção do Complexo Penitenciário de Itaquitinga, na Mata Norte, através de uma Parceria Público-Privada (PPP). A unidade criará 3.126 novas vagas, no entanto, está atrelada à desativação dos presídios da Ilha de Itamaracá.

“Ocorre que as antigas unidades penitenciárias sediadas na Ilha de Itamaracá abrigam mais presos que a capacidade da nova PPP, de forma que, caso sua inauguração esteja casada com o fechamento das prisões da ilha, o déficit de vagas ficará pior”, diz o documento.

Para o promotor Marcellus Ugiette, da Vara de Execuções Penais do Estado, a inauguração do complexo de Itaquitinga – previsto para o início de 2012 – não pode estar vinculada ao fechamento dos presídios de Itamaracá.

“Não pode desativar as unidades de Itamaracá enquanto não forem construídos mais presídios”, destacou. O promotor também concorda com o CNJ de que a divisão do Presídio Aníbal Bruno, no Sancho, Zona Oeste do Recife, em três unidades não vai resolver os problemas do maior presídio da América Latina e vai mais além.

“Sempre fui contra essa obra. Com o dinheiro que está sendo utilizado nessa reforma (orçada em R$ 26 milhões), daria para construir dois presídios de médio porte, com cerca de 400 vagas cada”, explicou Ugiette, que defende ainda a desativação do Aníbal Bruno.

Além das mais de três mil vagas do Complexo Prisional de Itaquitinga, o governo espera construir um novo presídio para 600 presos no interior pernambucano, com o objetivo de desafogar o Presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, no Agreste, uma das unidades superlotadas de Pernambuco.

A Secretaria-Executiva de Ressocialização prometeu ainda a criação de mais 420 vagas, no próximo ano, no Presídio Aníbal Bruno.

O relatório do Conselho Nacional de Justiça, divulgado no início da semana, foi encaminhado para o Tribunal de Justiça de Pernambuco e para o Executivo estadual.

Fonte: Jornal do Commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.