Coreia do Norte consagra novo líder diante de militares

A Coreia do Norte proclamou como “líder supremo” o filho e sucessor de Kim Jong-il, Kim Jong-un, nesta quinta-feira (29) em uma grande concentração militar em homenagem ao dirigente falecido.

“O grande coração do camarada Kim Jong-il parou de bater”, declarou o presidente da Assembleia Popular, Kim Yong-nam, que exerce a função cerimonial de chefe de Estado, em um discurso pronunciado para dezenas de milhares de soldados na praça Kim Il-sung de Pyongyang.

Muitos civis também compareceram ao local, segundo imagens exibidas pela televisão estatal.

“Uma partida tão inesperada e precoce é a maior perda, inimaginável, para nosso partido e a revolução”, afirmou Kim Yong-nam, que ressaltou a contribuição do dirigente falecido para “a paz e a estabilidade mundial no século 21”.

Ao lado do presidente da Assembleia estava Kim Jong-un, filho mais novo e sucessor de Kim Jong-il.

“O respeitado camarada Kim Jong-un é o líder supremo de nosso partido e do Exército, herdou a inteligência, a capacidade de comando, o caráter, o senso moral e o valor de Kim Jong-il”, completou Kim Yong-nam.

Vários comandantes militares estavam presentes no palanque, incluindo o chefe do Estado-Maior, Ri Yong-ho, e o ministro das Forças Armadas, Kim Yong-chun.

A cerimônia na praça Kim Il-Sung terminou com a interpretação da “Internacional” por uma orquestra militar e por uma salva de 20 disparos de canhão.

Três minutos de silêncio foram respeitados em seguida na Coreia do Norte, pontuados pelas sirenes de barcos e locomotivas do país.

A solenidade encerrou o luto nacional de 13 dias em memória de Kim Jong-il, dirigente do país durante 17 anos, que faleceu em 17 de dezembro. Na quarta-feira foi organizado um cortejo fúnebre diante de milhares de pessoas na capital do país.

A comitiva do cortejo, durante o qual Kim Jong-un caminhou ao lado do veículo com o caixão do pai, também contava com comandantes militares.

O Exército tem um papel importante na Coreia do Norte, dirigida em nome da doutrina “songun” (“primeiro o Exército”), iniciada nos anos 90 por Kim Jong-il para manter o regime, fragilizado após o fim do bloco comunista no leste da Europa e a desintegração da União Soviética.

As Forças Armadas norte-coreanas contam com 1,2 milhão de oficiais, em uma população total de 24 milhões de habitantes. Os militares têm vantagens sobre os civis em termos de alimentos, energia elétrica e material, em um país que enfrenta escassez de produtos de primeira necessidade.

O outro principal centro de poder é o Partido dos Trabalhadores da Coreia, o único do país.

O jovem Kim Jong-un, com menos de 30 anos, foi chamado de “líder supremo do partido, do Estado e do Exército” pelos meios de comunicação do regime, mas não ocupa oficialmente estes cargos no momento.

Ele perpetua a dinastia iniciada por seu avô, Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte comunista, que foi sucedido por Kim Jong-il em 1994, que comandou o país com mão de ferro.

Usando os mesmos instrumentos de propaganda do pai e enviado para campos de trabalho forçado dezenas de milhares de opositores reais ou imaginários, Kim Jong-il conseguiu salvaguardar o regime, mas terríveis episódios de fome mataram centenas de milhares de norte-coreanos nos anos 90.

Durante seu regime, o país produziu a bomba atômica. Por este motivo, a estabilidade da Coreia do Norte inquieta as potências regionais.

Coreia do Sul, Estados Unidos, China e Japão intensificaram as consultas diplomáticas para evitar que uma mudança de governo na Coreia do Norte deixe a península coreana em pé de guerra.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.