Corrigir declaração do IR pode garantir grana ainda em 2011

Os contribuintes que cometeram qualquer erro na declaração do Imposto de Renda de 2011 devem enviar um novo documento para a Receita para consertar o problema. Se o brasileiro incluído na malha fina mandar a retificação até o final de novembro, há a chance dele ser incluído no último lote de restituição do IR, ou seja, a grana pode vir ainda este ano.


O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, admite que a chance de a Receita receber a declaração retificadora em tempo e pagar o tributo ainda em 2011 existe, mas é pequena porque o prazo termina dentro de uma semana.

– Nesse lote é difícil, mas tem que tentar porque ainda não fechou. É possível [ser incluído], mas tem que avaliar porque tem que mandar em seguida, já que o lote roda [é fechado] no dia 1º [de dezembro, quando é calculada a taxa de juros proporcional]. Depende do volume que a gente vai receber.

O consultor do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) Jorge Lobão confirma a possibilidade, mas enxerga dificuldades para conseguir o benefício ainda em 2011 “porque o contribuinte vai para o final da fila”.

– Ele pode e deve fazer a retificação, mas não necessariamente terá a restituição ainda este ano. O último lote não significa dizer o fechamento dos pagamentos. No início deste ano, [a Receita] ainda estava pagando lotes do ano passado. São os lotes residuais.

Como corrigir a declaração

Quando a Receita abre a consulta para um lote de pagamentos de restituição do IR, é possível descobrir se o contribuinte está na malha fina, já que o sistema avisa se há alguma pendência (veja aqui).

Se você está na lista, quer acertar as contas com a Receita e ainda ter a chance de ser incluído no último lote de restituição do IR deste ano, basta procurar um posto da Receita Federal ou acessar o portal e-CAC, no site da Receita, para descobrir o erro.

O próximo passo é mandar uma declaração retificadora, que também está disponível no site da Receita. O consultor do Cenofisco aconselha que o brasileiro faça o reparo o quanto antes, a fim de evitar multas.

– Se o contribuinte não tiver sido notificado, a [declaração] retificadora ajusta a declaração e não há nenhuma penalidade. Quando ele é notificado pela Receita, ele fica sujeito a multa, que pode ser até 75% do valor do imposto e dobra se for detectado intuito de fraude.

A quantidade de contribuintes que vão receber a restituição no último lote e o valor a ser pago só serão conhecidos no início de dezembro, mas, em novembro, cerca de 1,1 milhão de pessoas receberam R$ 1,4 bilhão do Fisco.

Se o contribuinte não constou em nenhum dos lotes deste ano e a declaração estiver correta, a grana deverá chegar nos lotes residuais do ano que vem, sempre com atualização da taxa básica de juros (Selic). O Leão tem até cinco anos para fazer o depósito.

Fonte: R7

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.